Atribuído a cada dois anos pela Fundação Mies van der Rohe, o Prémio Mies van der Rohe premeia a obra arquitectónica construída no biénio correspondente que demonstre extraordinárias qualidades conceptuais, tecnicas e de construção.
Foram ontem anunciados os sete finalistas do Prémio Mies van der Rohe 2007.
Entre as obras seleccionadas encontra-se o Centro de Artes de Sines da dupla de arquitectos portugueses Manuel e Francisco Aires Mateus!
A lista completa dos nomeados é a seguinte: Pôle Universitaire de Sciences de Gestion (Lacaton & Vassal Architectes), Centre Chorégraphique Nationale (Rudy Ricciotti), Phaeno Science Centre (Zaha Hadid), Mercedes-Benz Museum (UNStudio), Centro de Artes de Sines (Aires Mateus e Associados), Edificio Veles e Vents - Copa América 2007 (David Chipperfield)e o MUSAC - Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León (Mansilla+Tuñón).
A Arquitectura Portuguesa ao mais alto nível!
Parabéns pela nomeação ... e agora só falta ... o prémio!
Merecem!
1 Reality Comments:
Para quem conhece o Centro de Artes de Sines este reconhecimento não será uma surpresa.
Esta obra tal como a maioria dos trabalhos dos irmãos Mateus reflete uma espiritualidade intensa, comparável apenas à das grandes catedrais. A utilização que fazem dos equilíbrios / desiquilibrios nos espaços, sugere uma compreensão rara em Portugal e no mundo do papel da arquitectura enquanto arte e obra estética.
Parabens pelo blog.
Abraços do Mister
Enviar um comentário