Este Especial Fim-de-Semana vem completar o que prometemos para o mês de Novembro: cuidar dos jantares em casa dos nossos leitores.
Depois de há duas semanas termos sugerido uma entrada e um prato de peixe, falta o prato de carne e uma sobremesa, para que o ciclo fique completo. Pois é isso mesmo que vimos trazer estes dois dias.
Por hoje (e para manter a ordem natural das coisas) vimos apresentar um prato de carne cuja sofisticação não é questionável e cuja facilidade de execução vão constatar: Faisão Estufado.
O Faisão é um alimento de reis e cuja sofisticação da receita não vai deixar ninguém indiferente. Quer pela raridade de encontrar receitas originais com esta carne de caça, quer pela originalidade de o servir com tanta contemporaneidade, esta receita vai ser um sucesso.
Os ingredientes necessários para uma refeição para quatro pessoas são: 2 faisões, 1 dl de vinho do porto branco, 2 dentes de alho, 1/2 dl de azeite, 1 cebola, 500 g de castanhas, 1 dl de aguardente velha, 1 colher de sopa de mostarda, 1 raminho de salsa, 4 fatias de pão de forma, sal, pimenta e água q.b..
Depois é fácil. Limpe o interior dos faisões (ou peça-o no talho ou onde os comprar para o fazerem por si ...), lave-os e tempere-os com o vinho do porto, os alhos esmagados, sal e pimenta. Deixe marinar por 30 min. Escorra-os e core-os em azeite.
Descasque e pique a cebola, junte-a à carne e deixe-a alourar com as castanhas. Depois de estas estarem coradas, retire-as e reserve-as. Refresque o faisão com o vinho do porto da marinada e a aguardente, deixe evaporar. Por fim, regue a carne com água suficiente para cobrir. Acrescente a mostarda e deixe cozinhar por 30 min.
A 5 min do final da cozedura, adcicione as castanhas. Pique a salsa, corte o pão em triângulos e torre-os. Sirva o faisão com as fatias de pão, cujas pontas devem previamente ser passadas pela salsa picada.
Tudo isto não lhe deve demorar mais do que uma hora! É simples e é sofisticado ... tal como o prometido.
Para amanhã reservamos uma delícia pecaminosa ... não perca!
Até cá.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário