Foram anunciados no final da semana passada os finalistas dos Prémios FAD 2008 e as surpresas são das grandes: pela primeira vez Portugal tem 6 nomeados nas três categorias.
Sendo esta uma edição especial, pois é a 50ª edição dos prémios, Portugal consegue 6 obras nomeadas em três das cinco categorias. No meio de 60 nomeações em todas as categorias, é a primeira vez que Portugal consegue tantas nomeações para este que é o maior prémio de Arquitectura, Interiores, Intervenções Urbanas, Intervenções Efémeras e Pensamento e Crítica de Espanha.
A lista dos nomeados é a seguinte:
Arquitectura
Museu do Farol de Sta. Marta | Francisco Aires Mateus, Manuel Aires Mateus – Av. Frei Humberto II de Itália, Cascais
Burgo Empreendimento – Edifício de Escritórios e Comércio | Eduardo Souto de Moura – Av. da Boavista, Porto
Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Área Protegida do Corno de Bico | Filipa de Castro Guerreiro, Tiago Macedo Correia (Atelier da Bouça) – Chã de Lamas, Vascões, Paredes de Coura
Duas Habitações para Turismo Rural | Paula Sousa Pinheiro (Produto Urbano, Arquitectura e Planeamento, Lda.) – Quinta da Bouça D'Arques, Vila de Punhe
Intervenções Efémeras
VIP3 – Very Irregular Polyhedric Room (Casa da Música) | Nuno Grande - Avenida da Boavista, Porto
Prémio Pensamento e Crítica 2008
“Os Fantasmas de Serralves” | André Tavares, da Colecção Equações de Arquitectura – Dafne Editora
A todos os nomeados, os nossos sinceros parabéns pela nomeação e o desejo da maior sorte para o prémio final, que só será conhecido no início de Outubro.
Até lá fica a digna representação nacional e a ansiedade a crescer.