ARQUITETURA

Veja os melhores projetos e obras nacionais e internacionais!

DESIGN

Excelentes objetos e peças de design estão aqui ...

MODA

Conheça todas as novidades e tendências.

INTERIORES

Vejam todas as novidades de interiores e decoração.

PRÉMIOS FAD 2008 - A MAIOR PRESENÇA DE SEMPRE ENTRE OS NOMEADOS


Foram anunciados no final da semana passada os finalistas dos Prémios FAD 2008 e as surpresas são das grandes: pela primeira vez Portugal tem 6 nomeados nas três categorias.

Sendo esta uma edição especial, pois é a 50ª edição dos prémios, Portugal consegue 6 obras nomeadas em três das cinco categorias. No meio de 60 nomeações em todas as categorias, é a primeira vez que Portugal consegue tantas nomeações para este que é o maior prémio de Arquitectura, Interiores, Intervenções Urbanas, Intervenções Efémeras e Pensamento e Crítica de Espanha.

A lista dos nomeados é a seguinte:

Arquitectura
Museu do Farol de Sta. Marta | Francisco Aires Mateus, Manuel Aires Mateus – Av. Frei Humberto II de Itália, Cascais

Burgo Empreendimento – Edifício de Escritórios e Comércio | Eduardo Souto de Moura – Av. da Boavista, Porto

Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Área Protegida do Corno de Bico | Filipa de Castro Guerreiro, Tiago Macedo Correia (Atelier da Bouça) – Chã de Lamas, Vascões, Paredes de Coura

Duas Habitações para Turismo Rural | Paula Sousa Pinheiro (Produto Urbano, Arquitectura e Planeamento, Lda.) – Quinta da Bouça D'Arques, Vila de Punhe

Intervenções Efémeras
VIP3 – Very Irregular Polyhedric Room (Casa da Música) | Nuno Grande - Avenida da Boavista, Porto

Prémio Pensamento e Crítica 2008
“Os Fantasmas de Serralves” | André Tavares, da Colecção Equações de Arquitectura – Dafne Editora

A todos os nomeados, os nossos sinceros parabéns pela nomeação e o desejo da maior sorte para o prémio final, que só será conhecido no início de Outubro.

Até lá fica a digna representação nacional e a ansiedade a crescer.

PRADA SUMMER DREAM


Uma mala de sonho, inspirada em fadas e magia, tal como a famosa obra de William Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão, esta mala inspira-se em mitologia e seres fantásticos, o que lhe dá um glamour místico e de mistério.

Em tons branco, cobre e dourado, que estão em plena moda, esta nova mala de Prada para este Verão, vai fazê-la brilhar em qualquer ocasião. Na praia, campo ou cidade, mais casual ou formal, de vestido ou de jeans, com salto alto ou ténis... vai ser o seu acessório perfeito.

Mesmo que não seja uma fã de malas, não vai querer perder um acessório tão chique como este...

BANHEIRAS DE MADEIRA MACIÇA


Banheiras talhadas em madeira é decerto uma grande inovação.

A ideia floresceu na cabeça do suíço Markus Farner enquanto projectava os interiores de um iate, depois do cliente ter requerido uma banheira no deck de madeira. A produção foi muito meticulosa e o ripado empregue foi seleccionado manualmente a partir de lotes de madeira de alta qualidade, mas garantindo rigorosamente uma proveniência eco-sustentável.

Diz quem as tem, que o cheiro e textura da madeira dão um toque luxuoso ao banho, potenciando um relaxamento ideal para o fim de um dia de trabalho árduo. É a prova de que a madeira continua a ser um dos materiais mais nobres à mão dos designers.

AUGUST - UM FILME DE VERÃO EM NOVA IORQUE



August é o novo filme de verão, passado em Nova Iorque pouco antes do 11 de Setembro de 2001. Retrata a história de um empresário "Dot Com", Tom, que está a entrar numa espiral de crise, bem ao estilo de "wall street" em versão moderna.

Com um ritmo muito agradável para o espectador e sem deixar de se centrar na história principal, este filme traz para o grande écran uma forma de consciência muito típica dos americanos: a superficialidade da vida vivida nos EUA antes do 11 de setembro e a valorização de coisas bem mais importantes que o dinheiro ou estatuto depois do ataque terrorista.

Com um elenco de luxo, onde brilha o "sexyboy" do momento Josh Hartnett, August será concerteza mais um sucesso cinematográfico deste verão.

ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | EXPO SARAGOÇA 2008 - DIA 2


Tal como ontem prometemos, hoje vamos cumprir: as fotos em exclusivo e em primeira mão do Pavilhão de Portugal na Expo Saragoça 2008.



Este pavilhão, que está integrado numa zona em que os espaços são apenas costumizados em termos de fachada e de interiores, é da autoria do arquitecto Ricardo Bak Gordon e pretende dar a conhecer a ligação de Portugal à água, apoiando-se em duas vertentes: no Oceano Atlântico e nos nossos Rios Tejo, Douro e Guadiana.

O Pavilhão de Portugal é moderno, surpreendente e comunica os aspectos principais da Portugalidade Contemporânea. O Vinho do Porto, a Arquitectura Moderna Portuguesa, ou as novas tecnologias são cabeças de cartaz para uma imagem de Portugal bem actual e inovadora.




A arquitectura, essa é feita de contrastes. Entre a vertigem de sentidos do espaço espelhado e a serenidade da sala branca a viajem pauta-se por uma imagem de um país contemporâneo e com qualidade a nível mundial.

É bom ver uma representação nacional num certame destes com esta qualidade expositiva e essencialmente arquitectónica!



Ricardo Bak Gordon teve um grande desafio plenamente ganho e conseguido!

A representação nacional encerra então o nosso Especial Fim-de-Semana dedicado à Expo Saragoça 2008.



Mas as novidades de estilo continuam ... amanhã, aqui no Vosso blog.

Bom resto de fim-de-semana e cá nos vemos amanhã!

ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | EXPO SARAGOÇA 2008 - DIA 1


Tal como foi ontem anunciado, vamos dedicar este fim-de-semana à Expo Saragoça 2008.

Neste especial vamos focar-nos apenas em duas obras: a Ponte Pavilhão de Zaha Hadid; e o Pavilhão de Portugal de Ricardo Bak Gordon.

Uma obra por dia, uma de autoria de um dos maiores nomes da arquitectura contemporânea, outra de um dos maiores nomes da arquitectura alternativa nacional.



Antes de mais gostaríamos de agradecer publicamente à dupla Fernando e Sérgio Guerra da já aqui muito referenciada FG+SG, pelas magníficas fotos, pela cedência das fotos oficiais do Pavilhão Ponte de Zaha Hadid e pelo exclusivo das fotos do Pavilhão de Portugal. Muito Obrigado por nos darem acesso em primeira mão ao Vosso magnífico trabalho, que (pelos vistos) começa a ser requisitado pelos maiores nomes da arquitectura mundial (e com toda a justiça).

Hoje vamo-nos então focar sobre a Ponte Pavilhão de Zaha Hadid.



Sendo a Maior Obra de Arquitectura desta Expo, é sem dúvida uma das maiores obras da stararquitecta Iraquiana radicada em Londres.

Uma estrutura que atravessa o Rio Ebro e que serve de principal porta para a Exposição Mundial. Com o tema "Água e Desenvolvimento Sustentável", a principal obra da exposição não poderia deixar de ter uma estreita ligação com este elemento.



É talvez um novo conceito de ponte. Por enquanto apenas pedonal, esta estrutura vai ter no futuro possibilidade de atravessamento rodoviário, mas não só. O desafio de construir uma ponte que ao mesmo tempo albergasse estruturas funcionais, faz dela uma versão contemporânea das medievais pontes, que tinha sobre si edifícios de habitação e comércio.

Zaha Hadid criou em Saragoça a "Ponte Vechia" futurista da actualidade, e este conceito é bastante interessante e estimulante. Crescer as cidades da actualidade para as pontes do futuro ... dá que pensar.




Mas o interesse da Expo Saragoça 2008 são também os Pavilhões e portanto amanhã trazemos em exclusivo e em primeira mão as fotografias do Pavilhão de Portugal.

Não perca, pois as imagens são bem surpreendentes.

PEQUIM 2008 - A TOCHA OLÍMPICA ORIENTAL


No país mais populoso do Mundo, onde este ano se realizam os Jogos Olímpicos de Verão, não era de espantar que a celebração da passagem de testemunho da tocha olímpica fosse um evento em grande! Ou melhor, com muita gente!

Serão 22.000... isso mesmo, 22.000 pessoas que terão o privilégio de transportar a tocha olímpica durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Foi realizado um processo de selecção que abrangesse de forma ampla o público em geral, mas que conseguisse escolher os "mais dignos" para a função. Neste processo foram considerados critérios como o sentido patriótico, contribuições para a comunidade e notabilidade profissional.

Um símbolo como este tem igualmente uma importância brutal no que diz respeito ao design do mesmo e, para não variar, também neste aspecto a organização do evento teve em conta questões como a harmonia, a paixão pela luz e a vontade de partilhar sonhos. Um design exclusivo, sofisticado e simples ao mesmo tempo, da autoria do Lenovo Creative Centre, mas que transmite a essência do que devem ser os Jogos Olímpicos: a união entre povos.

CASACO PARA CICLISTAS BEM TECNOLÓGICOS E COM MUITO ESTILO


Quem imaginaria que já seria possível andar de bicicleta e poder fazer pisca sem ter de levantar a mão e sem ter piscas? É verdade! Este casaco bem futurista e altamente tecnológico permite a função de aviso de mudança de direcção através de piscas feitos em LEDS nas costas do mesmo.

Leah Buechley, a sua criadora, encontrou a solução perfeita de associar a tecnologia à roupa de ciclismo amador de forma a garantir uma mais adequada segurança aos amantes deste desporto, com um design bem exclusivo.

O estilo no seu melhor e sobre rodas!

OSLO CENTRAL STATION





Ainda nem o frenesim da inauguração da nova Ópera de Oslo acalmou (que aqui demos conta no passado mês de Abril) já a capital norueguesa lança uma nova grande obra de arquitectura: a nova Estação Central de Oslo.

Da autoria dos arquitectos Space Group, este projecto tem uma dimensão pouco usual nos países do norte. Com um impacto urbano, que de discreto não tem nada, a promessa deixada por este novo objecto de cultura urbana é de renovar e marcar a imagem da cidade.

Com o pretexto de reformular a mobilidade da capital, o governo lançou-se numa regeneração urbana. Um projecto em extensão e em altura vai marcar uma nova era arquitectónica no país do mar do norte.

Futurista q.b., esta peça de bom gosto sugere uma cidade mais orgânica na sua estruturação e uma lógica dramática na escala dos gestos arquitectónicos que a constroem. É sem dúvida um projecto que merece todo o destaque ...

EXPO SARAGOÇA 2008 - A ÁGUA EM DESTAQUE NA EXPO DESTE ANO


A Exposição Internacional de Saragoça decorre entre os dias 14 de Junho e 14 de Setembro de 2008, num recinto de 25 hectares localizado a Oeste da cidade de Saragoça, ao longo das margens do rio Ebro, e será subordinada ao tema "Água e Desenvolvimento Sustentável".

A água, como elemento imprescindível para a vida, é um dos maiores desafios do século XXI, pelo que a participação activa do homem no compromisso ético da sustentabilidade é vital. Um desafio que nos obriga a reconsiderar a nossa relação com o meio e a elaborar novas estratégias no uso dos recursos, que evitem o seu esgotamento e a degradação dos sistemas ambientais que mantêm a vida no Planeta.

A exposição mostra uma nova forma de nos relacionarmos com a água baseada tanto em avanços tecnológicos e novos aproveitamentos como em renovadas fórmulas de gestão e concertação social. A boa gestão da água exige que as sociedades e as suas organizações considerem, de uma forma integrada, as mudanças nos campos hidrológico, político, socio-económico, social e cultural.

Uma experiência inesquecível para os seus visitantes, a Expo Saragoça 2008 conta com um forte protagonismo na hora de reflectir, partilhar experiências e trazer soluções imaginativas em volta do seu tema global.

Não podemos terminar este post sem antes referirmos aos nossos leitores que este fim-de-semana vamos ter um Especial de Fim-de-Semana on vamos divulgar, em primeira mão e em exclusivo, as fotos do Pavilhão de Portugal neste certame internacional. Não percam!

NL 2028 - OLIMPIC FIRE


Ainda nem os Jogos Olímpicos de Pequim começaram e os países já começam a pensar nos Olímpicos de 2028. É o caso da Holanda.

Em plena fase de preparação olímpica, uma selecção da comitiva nacional dos melhores arquitectos holandeses, liderada pelos famosos MVRDV, já pensa como fazer uns jogos olímpicos de forma auto sustentável para o futuro.

Assim surge o projecto NL28, que agora está em exposição na cidade de Roterdão até ao mês de Setembro. Nesta exposição propõem-se estádios inovadores e parques urbanos aquáticos.

Num país cuja problemática eco-sustentável tem contornos culturais profundos, esta reflexão sobre os jogos Olímpicos reveste-se de especial interessa.

A quem esteja na área, é uma exposição a não perder, em plena Netherlands Architecture Institut.

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - A NOVA OBRA DE SIZA VIEIRA NO BRASIL






É mais uma excelente obra do maior arquitecto nacional, Álvaro Siza Vieira: a Fundação Iberê Camargo.

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objectivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. A partir deste mês conta com uma nova sede.

Sendo o primeiro projecto de Siza Vieira no Brasil, este é também um projecto marcante na obra do starquitecto português. O diálogo das linhas curvas com as rectas, a verticalidade dos volumes, com a horizontalidade das passagens suspensas em betão, a gentileza da forma com a presença brutal do betão branco são as tónicas desta excelente obra de arquitectura lusa em terras brasileiras.

Resta apenas referir que as fotografias (dos nossos fotógrafos de arquitectura favoritos - FG+SG) fazem jus à excelência da obra, que já ganhou o prémio do Leão de Ouro na Bienal de Arquitectura de Veneza.

Parabéns a Siza Vieira e ao Brasil por ganhar mais uma obra de arquitectura de relevo mundial ... desta vez com a marca Made by Portugal.

DESIGNERS DE BRINQUEDO


Para os fãs incondicionais do Design mundial, estes bonecos de edição limitada da autoria da recém-licenciada designer britânica Olivia Lee, são um absoluto must have.

A jovem promessa do design inglês criou três bonecos que caricaturam com muito estilo três estrelas do design internacional: Zaha Hadid, Jaime Hayon e Karim Rashid. Estes três bonecos não só reflectem o estilo de cada um dos stardesigners, como também incorpora o estilo da própria autora.

Numa altura em que se põe em causa as fronteiras do design, a fórmula de que o design segue a função, aqui é verdadeiramente posta em causa, favorecendo a vertente lúdica dos objectos.

Deliciosamente divertidos e sofisticados!

MALAS DE VIAGEM - UMA EXCLUSIVIDADE QUE NÃO ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS


Uma colecção de seis malas feitas artesanalmente em fibra vulcânica, o que as torna muito leves, mas ao mesmo tempo resistentes, ao ponto de um elefante se poder sentar nelas sem as amachucar.

São as famosíssimas "Globe-Trotter" de colecção centenária que desde 1897 viajam pelo Mundo inteiro, com clientes tão "reais" quanto a Rainha de Inglaterra e por locais tão "elevados" quanto o Monte Evareste.

Em preto e bronze, são manufacturadas em número reduzido para manter a sua exclusividade e o conjunto perfaz a módica quantia de 11.500 dólares. Um luxo exclusivo para "grandes" viajantes!

ALIMENTAR PASSAROS EM GRANDE ESTILO


O país que este ano acolhe os Jogos Olímpicos possui muitas tradições milenares. Alimentar pássaros selvagens é uma delas e em certas províncias, não há chinês que não tenha um pratinho no exterior da habitação com sementes à disposição dos pequenos seres alados.

Mas nenhum alimentador de pássaros tem tanto estilo como o Take Away da dinamarquesa Eva Solo, fabricado em vidro por operários experientes segundo um processo tradicional de sopro. Depois de pendurada numa árvore e convenientemente abastecida, esta esfera transparente fará as delícias das aves mais curiosas.

Imagine como seria agradável ter um destes perto da sua janela e poder contribuir, ainda que em pequena escala, para o bem da Natureza.

FRESH FLOWER - ARQUITECTURA EFÉMERA ECO-POP





Esta semana começou o London Festival of Architecture que vai durar até ao próximo dia 20 de Julho.

Os diversos locais onde os eventos vão decorrer têm todos a sua instalação de arquitectura. Mas a nossa preferida é a que tem por única função a reflexão: a Fresh Flower.

Da autoria do arquitecto Tonkin Liu, esta estrutura vai ser móvel e passear um pouco por todos os locais do festival de forma a fomentar as discussões e as reflexões sobre a arquitectura e o urbanismo do futuro em contexto ecológico.

A forma desta arquitectura efémera, cujo mimetismo consegue assegurar a sofisticação contemporânea é a sua maior força criativa ... aqui está a prova de que o mimetismo, apesar de ser um caminho criativo perigoso, pode produzir bons resultados.

SAPATOS DE SALTO E DE VERÃO


Consegue escolher de qual gosta mais? Realmente é difícil... Estes sapatos de verão, muito divertidos e coloridos, são uma tentação para mulheres apaixonadas por saltos.

Os tecidos em seda ou algodão com padrões originais, a exclusividade, o pormenor do laço e os saltos que apesar de altos não retiram o conforto ao sapato, fazem destes J. Crew italianos a moda promissora deste Verão 2008.

Chiques, glamorosos e de uma elegância inquestionável... acho que vou levar os três!

ÁGUA NOVA E SOFISTICADA


Beber água é um gesto essencial à vida. Mas a quantidade de garrafas de plástico que todos os dias se jogam fora é um enorme desperdício.

A garrafa reutilizável KOR One é uma alternativa bem mais ecológica, para além de ser uma fantástica obra do design moderno. Os contornos futuristas são ergonómicos e a tampa no topo permite a sua abertura apenas com uma mão, sendo o gargalo largo para ser fácil introduzir a água e quem sabe alguns cubos de gelo.

As suas dimensões são ideais para a levar para todo o lado, sendo uma preciosa ajuda para nos mantermos hidratados debaixo do Sol abrasador que temos tido por estes dias.

Assim, beber água será um acto de grande prazer, sem que para isso prejudique o ambiente.

NOVO AEROPORTO DE PEQUIM





Da China começam a chegar novidades arquitectónicas das muitas obras que foram construídas para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Hoje trazemos aqui o novo Aeroporto de Pequim. Da autoria do famoso arquitecto Sir Norman Foster, esta imensa estrutura arquitectónica é impressionante na sua dimensão, serenidade e simplicidade formal.

A espacialidade interior descomunal é potenciada pela forma linear do edifício. A muita luz natural bem como os suaves toques de vermelho, trazem a orientalidade do país para a contemporaneidade da obra do arquitecto britânico.

Sem qualquer dúvida é mais uma obra de referência na já recheada obra de Norman Foster.

ÉCHARPE DE LETRAS


Uma écharpe super original, de design exclusivo e que representa o amor que se tem pelas letras e pela escrita, não de um modo intelectual, mas pelo que representam.

Concebida pela Little Factory de Hong Kong, esta écharpe é 100% microfibra, recortada a laser e existe apenas nas cores preto e branco. As filas de letras que a constituem conseguem construir palavras como "people" e "today", dando a sensação a quem usa que está a vestir um puzzle.

Existe ainda a versão com números, nas mesmas cores e com a mesma medida: 160x10.

Letras e números que se vestem em peças bem glamorosas.

CANDEEIRO OOO - SIMPLES MAS EFICIENTE


O candeeiro Lamp OOO é uma mistura de arquitectura italiana com a inteligência do design alemão.

Nasceu da colaboração entre o arquitecto Sergio Mannino e o designer Jan Habraken e é deliberadamente um candeeiro não ecológico que utiliza as pouco eficientes lâmpadas incandescentes.

No entanto, a dupla de criativos pretende transmitir exactamente a ideia contrária. Embora menos eficientes, as lâmpadas incandescentes requerem muito menos energia para serem produzidas e recicladas, não esquecendo o facto de não conterem o muito nocivo mercúrio na sua composição tal como o têm as lâmpadas economizadoras.

Numa primeira edição de 99 unidades, o OOO é vendido com uma pilha de livros especialmente seleccionados e autografados pelos autores.