Como tínhamos prometido ao nossos leitores, hoje voltamos com um Especial sobre a apresentação dos trabalhos dos alunos do 3º e 5º anos da Licenciatura de Design de Moda da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
No dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nada melhor do que escrevermos sobre as futuras promessas da moda nacional. Aquelas que poderão dar um forte contributo para a nossa afirmação junto dos demais.
Tinha acabado de cair a noite nos jardins da faculdade quando da penumbra sairam 25 corpos envergando o resultado criativo de 3 anos de muito estudo e trabalho árduo. Os auto-intitulados "hobos", revelaram diferentes estéticas traduzidas em conjuntos de cores garridas e de cortes contemporâneos.
Vimos revisitados alguns métodos de costura vindos da tailleur francesa, lado a lado com dobras e pregueados muito avant-garde. As estruturas ganharam um novo significado, podendo encontrar-se ranhuras e costuras em zonas inexploradas.
Já os alunos finalistas optaram por mostrar os seus trabalhos num contexto diferente da habitual passerela. "Dress is More" deu o mote a um conjunto de instalações e performances nos mais variados cantos da faculdade. Desde salas de aula, corredores e pátios, tudo serviu de suporte à imaginação das mais jovens promessas da moda nacional.
Explorando toda uma panóplia de materiais e texturas, nasceram roupas e coberturas a puxar por um futurismo retro ou por um corte clássico actual. Desde as cores neutras às mais trendy, os nossos olhares recairam sobre camisas construídas sobre latex natural, sobre pequenos vestidos surgidos de frisados e repuxados e sobre fatos de ganga cinzenta pendendo de cabides, parecendo pedaços de carne inanimados.
A execução perfeita e a imagem de um homem e mulher arrojados mas preparados para o rigor do frio siberiano valeram ao designer Pedro Eleutério a nossa admiração. A avaliar pela imagem que fecha o nosso Especial, podem ter a certeza que este rapaz vai ser muito falado nos próximos tempos.
Iniciativas como esta são de louvar, já que promovem e divulgam os novos nomes da cena fashion nacional, permitindo uma mais fácil inserção no mercado de trabalho.
3 Reality Comments:
Desde já, e acho que em nome de todos os que participaram no evento Dress is More + Hobo, um obrigado por fazerem referência ao nosso trabalho visto ser tão complicada a inserção no mercado de trabalho. Gostava só de reparar um pequeno erro: o meu nome é Pedro Eleutério ao invés de Filipe. E já agora aproveito para agradecer o comentário ao meu trabalho mas estamos todos de parabéns.
Um bom feriado
Pedro Eleutério
kerida Joana Seixas
...que orgulho sinto,
ao poder constatar,
que a minha linda e doce
ex aluna Joana Seixas,
a minha Joaninha como gosto de lhe chamar,
é hoje uma promessa na moda nacional e
o virá a ser um dia
na moda internacional.
...quão feliz fico,
ao poder apreciar o teu trabalho
e
referir-te como exemplo!
...Joaninha,
como dizia o poeta...
sê grande... sempre!
jinhux da tua ex professora
e
grande amiga
la salette sá
há muito tempo que não sabia nada de ti, mas já desconfiava deste sucesso. um dia estarei na fila da frente pra ver
agt
viana
Enviar um comentário