FÁBRICA DE BRAÇO DE PRATA - UM ANO DE ACTIVIDADE CULTURAL COM UM ESTILO MUITO PRÓPRIO


Nascia há 100 anos, na industrial zona oriental de Lisboa, a Fábrica de Braço de Prata. Durante décadas produziu equipamento militar para as Forças Armadas Portuguesas, tendo sido com o auxílio dessas armas implementada a República e levado a cabo o 25 de Abril de 1974.

Desactivada desde a década de 90, encontrava-se ao abandono e à mercê da degradação. Mas há um ano atrás tudo mudou.


Duas antigas livrarias do Bairro Alto fizeram as malas e rumaram a oriente, reabilitando o complexo da fábrica para desta vez produzir algo mais valioso: cultura!

Ao longo de 12 salas encontram-se uma galeria, uma livraria, um bar, uma sala de projecções, mas todas elas são palco para os mais variados espectáculos, sejam eles concertos intimistas, conferências ou debates acérrimos. É visitada por públicos dos mais variados estratos sociais e idades, discutindo ideias, fabricando novos conceitos e criando arte, ao alcance de todos.


Foi há um ano que nasceu este núcleo cultural mais alternativo da capital, e para comemorar a efeméride, a Fábrica apresenta este fim-de-semana num espectáculo bipartido uma ópera encomendada ao compositor Daniel Schvetz, servindo de recapitulação de todo um ano de existência. Os textos serão de Pessoa, Lorca e de Nietzsche, alguns dos autores que baptizaram as 12 salas, ficando a música a cargo dos músicos que mais marcaram a vida deste núcleo cultural.


Aproveite para uma visita a esta mistura de estímulos de diferentes meios culturais, hoje ainda, para o segundo acto da ópera de Schvetz que iniciará às 22h30.

1 Reality Comments:

:) Curiosamente, foi ontem que pela primeira vez, descobri um lugar mágico - Fábrica Braço de Prata. Adorei tanto que vou tornar-me cliente fiel!
Parabéns aos mentores da ideia!!!
Gosto do vosso blog, muito positivo!