A Festa China Pop vai animar as noites lisboetas e o Museu do Oriente durante o mês de Julho, com muita música e espectáculos tradicionais, proporcionando um olhar sobre a cultura chinesa e combinando tradição, modernidade e diversão para toda a família.
O início das festividades começa a 20 de Julho, na doca Rocha Conde d’Óbidos, com a realização da Taça Fundação Oriente em barcos-dragão, típicos na China e em todo o Oriente, e com a participação de várias equipas provenientes de todo o país. A anteceder as corridas, a Escola de Artes Marciais She Si, do Porto, realiza um espectáculo de Dança do Dragão.
A 25 de Julho, a Festa China Pop tem como protagonista Sa Dingding, a vencedora do BBC Award para “Melhor Artista Asiática” de 2007, que apresenta o seu último álbum, Alive, no Auditório do Museu do Oriente em Lisboa. Neste espectáculo imperdível, a estrela chinesa do momento será acompanhada por bailarinos de kung-fu.
A animação prossegue, a 26 de Julho, com os sons modernos da China, interpretados por Cui Jian, o “pai” do rock chinês. O cantor, que simboliza a crescente abertura e modernização da sociedade chinesa, começou a carreira no início da década de 80, enquanto trompetista na Orquestra Filarmónica de Beijing. Mas tarde, interessou-se pelo rock e, inspirado por nomes como Bob Dylan e Simon & Garfunkel, formou uma das primeiras bandas pop da China.
Em 2005 Cui Jian actuou ao vivo no estádio de Beijing, num concerto que assinalou o final da proibição das suas actuações na capital chinesa.
É uma China mais Pop e moderna que vai percorrer o país graças à sua abertura ao mundo e à abertura deste a um país que parecia condenado à "solidão" e que se revelou ser capaz de grandes feitos a nível internacional, como por exemplo com os jogos olímpicos 2008.
De certeza que não vai querer perder a oportunidade de conhecer uma cultura que até há bem pouco tempo parecia tão distante...
0 Reality Comments:
Enviar um comentário