Bem vindos a mais um Especial de fim-de-semana aqui no ... And This is Reality, desta vez dedicado à capital mundial do Design de 2008: Torino.
A excelência dos trabalhos na área do design que têm vindo a ser realizados nesta cidade italiana garantiram-lhe este ano o título de World Design Capital, acolhendo múltiplos eventos relacionados.
Um deles, “Flexibility - design in a fast-changing society”, convidou 9 designers internacionais para desenvolverem respostas ao tema da flexibilidade e da capacidade de adaptação rápida às mudanças. Esses trabalhos encontram-se expostos numa antiga prisão, que entretanto alterou o seu desígnio de cárcer para espaço cultural.
A espanhola Patricia Urquiola elaborou, em colaboração com a Flos e a Kartell, um estudo sobre o “Chasen”, um candeeiro de bambu que funde a tradição japonesa com os meios produtivos modernos, provando deste modo a flexibilidade do material.
Matali Crasset é a designer francesa que assina a instalação “Instant Rooms”, onde espaços não permanentes encontram unicamente significado durante o período em que decorre a actividade para que foram vocacionados.
Da Holanda chega-nos o designer Bertjan Pot com uma parede de espelhos, que rodando lentamente, vão modificando a perspectiva da realidade vista através dela. Mirror-blind mostra que não só a borracha cria a ilusão de flexibilidade.
A “Liquid Memory” de Ross Lovegrove ( Reino Unido) contribuiu com uma suspensão metálica onde a luz encontra uma superfície reflectora, projectando-a difusamente pelas paredes da cela onde se encontra. Neste processo, o designer visita a flexibilidade que a luz encerra, permitindo alterar o ambiente muito rapidamente.
Amanhã mostramos as restantes instalações, com destaque para a participação do designer português Fernando Brízio com uma surpreendente e criativa obra. Até lá!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário