Em pleno Porto de Copenhaga nasceu uma nova praia: a Harbour Bath.
Da autoria de um consórcio de diversos arquitectos Dinamarqueses que reúnem alguns nomes da nova arquitectura nórdica (entre os quais os irreverentes JDS e os vanguardistas BIG), esta infra-estrutura nasce da vontade de ter uma praia urbana em pleno centro da cidade, para gozar o verão.
Esta plataforma que substitui a antiga doca, vem agora estender o parque urbano para dentro de água, transformando a utilização e apropriação do espaço urbano, dando-lhe um toque sofisticado e novas funcionalidades mundanas.
Este equipamento é uma piscina flutuante que se situa no famoso porto, que tem como génese criativa a tentativa de criação do ambiente da praia de forma artificial. A recorrência a símbolos, cores e ícones da praia mas sem mimetismos exagerados, não se escusando a iconografias estilizadas (como é o caso do pequeno farol), faz desta obra um must no "porto da sereia do mar do norte".
Claro que à boa maneira nórdica, tudo está preparado para ter todas as condições de segurança e de acessibilidade para todas as pessoas ... mesmo para os que se deslocam de cadeira de rodas ou para os carrinhos de bebés ... e tudo sem prejudicar a qualidade arquitectónica ou conceptual da obra!
Os habitantes da capital dinamarquesa têm agora um novo local de recreio com muito estilo urbano.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário