MODALISBOA|ESTORIL REFLASHION EM DIRECTO - DIA 4

20h30



A noite da 31ª edição da ModaLisboa|Estoril Reflashion termina em grande... faísca! O nosso incurável romântico Filipe Faísca fez furor na passerelle com um dos melhores desfiles destes 4 dias da melhor moda que se faz em Portugal.

Impossível ter um final melhor! A colecção exclusivamente feminina de Faísca trouxe-nos a simplicidade geométrica, em que os anos 60, 50 e 20 se fundem e coexistem provocando um choque de formas e padrões. Foram usados materiais como o mikado, o crepe georgette e a mousseline em seda, nos eternos tons preto, cinzas quentes, bege, branco, rosa pele e rosa velho, e vermelho.

O terminar com vestidos típicos de século XIX, que dariam lindíssimos vestidos de noiva, fizeram levantar a plateia com aplausos! Definitivamente o ponto alto da noite!

E foi assim, em grande estilo que terminámos mais um directo do nosso "...And This is Reality", especialmente para os nossos leitores que gostam de estar sempre a par das novas tendências!

Além de todas as novidades que trouxemos em cada desfile, a grande ressalva fica para a crescente tendência dos nossos criadores fazerem roupas usáveis em qualquer ocasião. O nosso muito obrigada à Moda Portuguesa que inova a cada segundo e nos presenteia com colecções dignas e muito criativas!


19h30



De volta à passerelle, Pedro Mourão trouxe-nos uma colecção bem masculina com base na reciclagem de ideias e peças, num luxo muito boémio. É a mostra clara de que a consciencialização de que o consumo excessivo e o capitalismo vigente estão a ser questionados.

Esta colecção fala de crise de valores, ou será que nos fala de valores em crise? A verdade é as as misturas étnicas, barrocas e victorianas, chamam-no para uma mensagem de alerta, onde a paleta de cores é neutra com toques de escuros e tons fortes.

Grande destaque para os bordados e aplicações em detalhes, onde uma silhueta justa se contrapõe com "oversize". O homem do século XXI, muito stylish, confortável e sexy!

E para o grande final? Vamos ter Filipe Faísca... será que vai mesmo fazer faísca? Vamos ver, já se seguida, em directo do "...And This is Reality". Até já!

18h30



O menino de ouro da Moda Portuguesa entra na passerelle, imagine-se, em tom "silver"! Foram os tons prata, cinza, brancos e azuis, em silhuetas muito femininas e sofisticadas com pormenores "oversized", mangas largas e calças pata de elefante, que nos iluminaram com uma colecção muito glamorosa.

Inspirada nas Mãe de Santo Baianas pelos seus rituais e espiritualidade, as peças reinterpretam o traje em peças contemporâneas. Uma colecção que se distingue por uma componente manual muito forte e por materiais extremamente nobres.

Belíssima e sofisticada, esta colecção brilhou e fez brilhar a plateia presente que agradeceu com uma chuva de aplausos... Que nos reservará agora Pedro Mourão? Vamos espreitar a sala de desfiles...

17h45



Efectivamente as colecções de Lara Torres, bem como os seus desfiles são mais do que meras apresentações de colecções. Cada peça criada é um projecto de investigação sobre a relação entre a memória e o vestuário.

Para esta criadora, o corpo é confinado ao vestuário, este distorce-o e orienta a sua percepção das coisas. Nele imprime sensações e interage com o indivíduo não somente através da sua imagem mas também através dos seus movimentos, construindo um diálogo entre o portador e o seu vestuário.

Sempre numa onda muito filosófica e artística, chegam-nos silhuetas que parecem projecção de sombras, em tons de pele, tom natural de pele tratada e coloração de “sombras chinesas”, aplicadas em materiais como o algodão, o linho, a pele e o latex.

Arrojada, mas confortável... uma colecção muito interessante.

Voltamos de seguida com as novidades de Ricardo Dourado... Fiquem connosco em directo do "...And This is Reality", que nós voltamos já...

16h30



Nuno Gama continua no seu melhor e hoje trouxe-nos um Homem muito vintage, boémio e clubista. O eterno menino-homem em todo o seu esplendor, criando uma pura sofisticação e algo muito mais urbano.

Nesta colecção assistimos ao regresso às calças sociais e aos calções curtos, à obrigatoriedade do blazer bem cortado, feito à mão, para todas as solicitações, criando uma silhueta que nos indicia e delineia o corpo, sempre confortável.

Baseando-se num minimalismo, conduzido por pequenos detalhes técnicos, reforçados pelos jogos gráficos de efeitos degradées e bicolores, aposta-se também no jogo singular que uma paleta neutra oferece, em vários tons de cinzas que se minimizam entre si, fundindo-se com o cru e recordando-nos “fotos de época”. O marinho e os pastéis bleached anunciam-nos o Verão, e os metais realçam e evidenciam a riqueza de todo este espírito cosmopolita.

O algodão por excelência, como “o” material da estação, em estruturados, lavados, induzidos, acetinados ou em novas misturas técnicas. E finalmente as sedas como toque de arrojada sofisticação.

Uma colecção "trés chic" para um Homem que transpira estilo...

Segue a tarde com Lara Torres e a sua constante busca escultórica de vestuário. Que novidades nos trará esta arrojada criadora de moda? Vamos ver...

15h30



O último dia de ModaLisboa|Estoril Reflashion, onde estamos em directo da Cidadela de Cascais, começa num tom muito sixties, relembrando uma década onde a revolução artística e musical teve o seu apogeu.

Aleksandar Protich trouxe-nos a ousadia à passerelle, com uma colecção que personifica a mulher independente, autónoma e sexy em qualquer idade ou ocasião. Silhuetas esbeltas e fluidas, onde contrastam tecidos leves e pesados, como as sedas e algodões com os couros, em tons de salmão, castanhos, cinzas e preto.

O que à primeira vista poderia não parecer uma colecção de Verão pelos tecidos em couro e pelas cores mais sóbrias e escuras, revelou ser uma tendência ganha pela glamourosidade que trouxe à passerelle.

Está quase na hora do desfile de Nuno Gama, um dos mais mediáticos criadores de moda portugueses! Vamos ver as novidades que nos traz para a próxima estação... até já!



A nostalgia instala-se... estamos a chegar ao fim daquele que é o maior evento de Moda Nacional. A 31ª edição do ModaLisboa|Reflashion termina hoje com 6 desfiles de grandes criadores. São eles: Aleksandar Protich, Nuno Gama, Lara Torres, Ricardo Dourado, Pedro Mourão e Filipe Faísca.

Depois de 3 dias de grande moda, de grandes festas, de grandes criações e de muito convívio, vamo-nos despedir de mais uma edição da melhor moda num estilo bem português!

Nós vamos estar aqui logo a partir das 15h00, em directo para os nossos leitores para que não percam cada passo de passerelle, cada estilo, cada peça e cada criação... Fiquem connosco neste último dia, em directo, via web cast e com as descrições de cada colecção!

Voltamos mais logo, só para si, para que não perca pitada do maior evento de moda que se faz em Portugal! Até logo!

2 Reality Comments:

E a moda lisboa, não foi fraca foi muito muito fraca.

Poderia enumerar as razões objectivas que me levam a dizer isto. Mas apenas que o que de menos mau se viu, não foi roupa, foram figurinos e a roupa, bem as grandes cadeias industriais copiam melhor os criadores internacionais e estas cópias já estão há muito tempo à venda nas lojas por todo o mundo.

Quem sou eu para dizer isto, mas acho que a Moda Lisboa, deve repensar rapidamente o seu modelo, começando, talvez começando pelo dilema dar oportunidade a criadores que já estão no mercado comercialmente e sobre os quais o público e a industria já efectuou há muitos anos uma avaliação, ou vocacionar-se para a descoberta de novos criadores que possam efectivamente ser capazes de criar moda.

http://poorguyfashionvictim.blogspot.com

Então tiago como correu a ModaLisboa?! ;)