ARQUITETURA

Veja os melhores projetos e obras nacionais e internacionais!

DESIGN

Excelentes objetos e peças de design estão aqui ...

MODA

Conheça todas as novidades e tendências.

INTERIORES

Vejam todas as novidades de interiores e decoração.

ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | A ARTE POR JOANA VASCONCELOS


Dedicamos este Especial a uma Artista (sim, o "A" capital é propositado) portuguesa, porque nunca é demais realçar o (belíssimo) trabalho que se faz em Portugal.



A Artista chama-se Joana Vasconcelos, nascida em Paris, mas desde cedo caminhando por terras lusas, terminou a sua formação em 1996 no Ar.Co, o Centro de Arte e Comunicação Visual de Lisboa, cidade onde habita.


Desde então não mais parou de surpreender o mundo com peças únicas, instalações cujas proporções extravasam horizontes e rendas que se apropriam dos contornos de objectos comuns.



Muitas delas integram colecções portuguesas e além fronteiras, reconhecido o mérito que lhe é devido. Imagens valem por mil palavras, não é o que se diz?

LONDON CALLING | AS 1200 TURBINAS DE LUZ LONDRINAS


Apesar do intenso frio, que já transforma a constante chuva londrina em neve e granizo, não há desculpa para não se aventurar pelas ruas desta capital, que espanta sempre pela frequência de espectáculos culturais e acontecimentos sociais. Hoje trazemos-lhe mais um, neste Report londrino.


Desta vez, e para aumentar a já vibrante vida cultural do South Bank, o Jason Bruges Studio foi convidado para fazer uma instalação artística, que resultou numa torre verdadeiramente brilhante: a Aeolian Tower. Esta torre eólica, que significa que é movida pelo vento, é composta por uma estrutura de ferro de 15 metros de altura localizada na margem sul do Tamisa, perto da estação de Waterloo, no centro da ‘Culture Mile’.


A sua instalação faz parte do "One Dot Zero Adventures in Motion BFI Festival" e trata-se de uma estrutura temporária coberta de centenas de luzes LED alimentadas apenas a energia eólica, constituídas por mini turbinas de plástico, circuitos de controlo e três pequenos LEDs vermelhos. A intensidade das luzes é controlada somente pelo vento, o que faz com que a torre apresente padrões irregulares e imprevisíveis de ondas de luz ao longo da sua superfície.


A localização foi especialmente escolhida pelas características irregulares das correntes de ar locais originadas ao logo do rio Tamisa. A ideia base é demonstrar que não só as fontes naturais de energia não poluidoras podem ser usadas na produção de obras de arte sustentáveis, mas também servem para chamar a atenção das inúmeras fontes de energia que não são imediatamente visíveis, mas que estão à nossa disposição e que não estão a ser exploradas minimamente.


Este sistema, uma vez que não necessita de cabos de electricidade e que é unicamente alimentado pelo vento, poderia ser instalado em qualquer ponto da cidade ou do país e ter inúmeras funções, abrindo desta maneira infinitas hipóteses de diferentes funções para esta tecnologia.

Venha visitar-nos pelas margens sul do Tamisa ao pôr-do-sol... E se não o houver... Agora tem muito mais a iluminar o seu caminho... Até o vento... Até à próxima Call de Londres!

ISSEY MIYAKE, MAIS UM RELÓGIO NA ESTRADA


Numa semana em que a moda mais radical imperou nas nossas publicações, não podiamos deixar passar o novo relógio do conhecido designer japonês, Naoto Fukasawa, concebido para a marca Issey Miyake.

O mostrador inclinado exibe números esticados que nos fazem lembrar as marcas rodoviárias vistas de frente em formato "straight-on" para uma melhor leitura. O próprio nome "Trapezoid", traz-nos à memória a combinação velocidade-rotações.

Já à venda nas lojas da marca ou através do site, este relógio dá vontade de acelerar ainda mais no estilo.

WELLNESS SKY - O GINÁSIO QUE PAIRA SOBRE O RIO






Um antigo restaurante de luxo de Belgrado, com mais de 30 anos, foi reconvertido pelo estúdio de arquitectura 4of7, com sede na mesma cidade. Nasceu um novo ginásio e spa, com a fantástica particularidade de estar suspenso 15 metros por cima da margem do rio Danúbio, oferecendo um sentimento de levitação ao edifício.

Particular em muitos aspectos, é sobretudo um namoro entre o estrutural e o arquitectónico, senão vejamos: o volume principal molda-se em triângulo, elevado acima do chão por um núcleo central onde correm os elevadores e uma escada em espiral dupla.

Mais soberbo ainda é o facto da fachada de vidro ser contínua a toda a volta, já que a laje de chão e a de tecto não se tocam na extremidade. Imagine o que será treinar num espaço como este, com as magníficas vistas como companhia...

O contributo dos 4of7 passou pela escolha das superfícies, claras e reflexivas, para simular uma nuvem. As máquinas de exercício apoiam-se num chão de betão resinado e o tecto ilumina através de centenas de triângulos de acrílico translúcido.

É uma reabilitação estética e funcional que vem dar um novo fôlego à vida daquela região, fustigada durante anos pela guerra civil...

ÁVORE DE NATAL EM CARTÃO


O Natal aproxima-se a passos largos e os preparativos para o receber em casa já devem ir começando. Porque não pensar em inovar na decoração natalícia, para fugir à rotina habitual?

A Cloud Gate Design LLC de Chicago propõe-lhe uma árvore de Natal de cartão reciclado, divertida de montar e de decorar, principalmente se tiver crianças em casa. Tem venda online, chega-lhe pelo correio e depois é só montar e decorar com tintas e lápis, algodão, esferovite ou mesmo com as decorações que sobraram dos outros anos.

Assim evita o abate de pinheiros e adopta uma árvore gira, divertida e diferente!

CAFÉ PARA DOIS DA HERMÈS


Chega o inverno e as bebidas quentes, mais do que uma necessidade, são uma forma real de relaxamento e conforto. Ainda mais, quando partilha este momento com a sua cara metade...

Foi neste contexto romântico e excêntrico ao mesmo tempo que Hermès lançou esta maravilhosa colecção de chávenas, em padrões alegres e coloridos, vendidos sempre em conjuntos de 2 pelo valor de 300 a 500 libras.

Peças únicas para celebrar momentos que, mesmo sendo parte do nosso quotidiano, podem ser eternizados e elevados a únicos também...

O CHAPÉU DE CHUVA MAIS CARO DO MUNDO


Num semana em que a chuva já se faz sentir e já não saimos de casa sem o guarda-chuva, trazemos aos nossos leitores uma curiosidade: o dono de um clube de luxo na Sardenha, Flavio Briatori, desenvolveu e lançou através da sua linha Millionaire Couture, o chapéu de chuva mais caro do mundo.

Feito integralmente em pele de crocodilo, este chapéu de chuva está apenas disponível por encomenda especial, pelo valor de 50.000 dólares, na boutique de Flavio em Londres.

Usado por algumas personalidades conhecidas como Paul McCartney, David Beckham e Sean "Diddy" Combs, é o exemplo de uma incansável busca pela qualidade, sofisticação e excentricidade. Um luxo de chapéu, com muito estilo...

ECOLOGIA EM FORMA DE GARRAFA DE PAPEL


Diariamente, centenas de milhões de garrafas de plástico são deitadas fora e destas apenas 16% são alvo de reciclagem. É um enorme desperdício de recursos e uma fonte de poluição que levará dezenas de anos a degradar-se...

Uma solução para terminar com este crime ambiental é o que a brandImage nos propõe hoje, com esta garrafa inteiramente produzida em papel reciclado.

A sua forma parece-nos atractiva e suficientemente prática para que não haja resistência por parte das marcas em adoptá-la na embalagem dos seus produtos, um cuidado tomado durante todas as fases de projecto desta garrafa.

Resta os embaladores de líquidos darem mais este passo por um ambiente melhor!

MUSEUM OF MIDDLE EASTERN MODERN ART NO DUBAI






O colectivo de arquitectos holandês UNStudio chega-nos novamente com mais uma obra que quando ganhar volume fora do papel, vai ser de cortar a respiração. É o MOMEMA, Museum of Middle Eastern Modern Art, o primeiro edifício de um novo cluster cultural a inaugurar no Dubai.

A sua fronte eleva-se no ar como uma proa de um "dhow", a tradicional embarcação árabe, permitindo que de dentro se tenha acesso a vistas panorâmicas, e vice-versa. Por trás, alastra-se um volume serpenteante semelhante a um cetáceo possante.

No interior, a concepção deste novo museu estimula a contemplação, evitando transições bruscas que distrairiam o visitante. O branco luminoso ondula pelas várias salas de exposição e também pelos anfiteatros, lojas, e hotel que completam a oferta cultural do complexo.

A arquitectura continua em busca da perfeição por terras árabes!

OS CHAPÉUS DE RIKE FEURSTEIN


Chapéu ou não chapéu, eis a questão. Hoje em dia podemos dividir as pessoas em 2 grupos: as que usam e gostam de chapéus e as que não. A verdade é que os chapéus estão cada vez mais na moda e actualmente, o estilo de cada um diz muito sobre a pessoa que o usa.

Confiança, coragem e estilo único pessoal são algumas das características das pessoas que usam chapéus, tal como Rike Feurstein, uma estilista de chapéus que se considera uma Hat-aholic e cuja colecção é considerada minimalista, simples e escultural, em diferentes formas, tecidos e cores.

A sua inspiração vem dos anos 40 e 60 londrinos e nova iorquinos, cidades onde estudou antes de abrir o seu estúdio em Berlim. Um habitué nestes países, mas que Portugal está a abraçar profundamente e a bom ritmo...

PIONEN DATACENTER - UMA SEDE SUBTERRÂNEA






É um datacenter de alta segurança de uma empresa sueca fornecedora de internet que se aventurou por 1200 m2 de grutas subterrâneas em Estocolmo, outrora utilizadas como abrigos anti-atómicos.

Idealizada pelos Albert France-Lanord Architects, esta transformação evoluiu como uma conquista humana daquele ambiente árido, disseminando luz, água, plantas e tecnologia por todo o lado.

Criaram-se fortes contrastes entre as várias salas que compõem o complexo: as destinadas ao equipamento permaneceram dominadas pela rocha, elemento forte naquele ambiente industrial; as restantes, escritórios e salas de pessoal, foram completamente assumidas pelas directivas de conforto humano.

A iluminação tenta compensar o sentimento claustrofóbico, variando o mais possível para que não se perca a noção temporal e várias estufas pingam de verde o negro da rocha.

Com 30 metros de rochas graníticas por cima, estas instalações são dignas de um vilão de filme do James Bond!

NIKE AIR TROUPE - PARA QUEM A DANÇA É DESPORTO


Na Primavera de 2005, a Nike veio contrariar a percepção que as pessoas têm de que a dança não é desporto. Para a Nike, a dança é um desporto, a capacidade atlética e a resistência dos bailarinos são tão elevadas como as de atletas de topo. Por isso, a Nike considera que os bailarinos são atletas. E os atletas merecem o melhor produto para praticar desporto.

Neste sentido, no dia 1 de Novembro de 2008, a Nike revolucionou o mundo da dança hip hop com o lançamento dos Nike Air Troupe Mid, os primeiros ténis Nike concebidos e desenvolvidos especialmente para praticantes de hip hop.

Os designers da Nike criaram uns ténis com um estilo semelhante aos Nike Dunk, mas com maior flexibilidade, tecnologia Air e grandes inovações concebidas para potenciar as capacidades de dança freestyle. Na Nike, a moda é concebida pelo desporto e para o desporto. A dança é um desporto, em que o estilo é uma constante.

JUAN MUÑOZ NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES


Esta actualmente desde o dia 1 de Novembro e até ao dia 18 de Janeiro, em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, uma exposição retrospectiva do artista espanhol Juan Muñoz.

As suas esculturas são bem conhecidas por criarem tensão entre a ilusão e a realidade e nesta exposição assistimos ao seu interesse em conseguir "decalcar" o indíviduo isolado, no meio de uma multidão, transmitindo-nos que o facto de estarmos rodeados de gente não nos anula enquanto indivíduo único.

A exposição apresenta conhecidas obras de escultura que já foram exibidas no Tate Modern de Londres e no Guggenheim em Bilbau. A cultura é também um mimo diário que não deve perder.

CATE & NELSON DESIGN STUDIO


Cate Högdahl conheceu o espanhol Nelson Ruiz-Acal enquanto estudavam juntos no Istituto Europeo di Design de Madrid. No ano passado, retornou ao seu país, a Suécia, levando-o com ela, para juntos fundarem o atelier Cate&Nelson.

Em pouco tempo ganharam importância no panorama do Design, graças ao seu excelente trabalho influenciado pelas diferentes culturas de cada um e pelas suas sucessivas viagens mundo fora.

As imagens falam por si.

CAMPER - O QUE OS SEUS SAPATOS DIZEM SOBRE SI


Costuma dizer-se que se consegue "ler" uma pessoa apenas olhando para os sapatos que usa. Esta colecção da Camper criada por Jamie Hayon encaixa na perfeição neste conceito.

Quem quiser marcar presença, ousará usar estes belíssimos sapatos inspirados num design industrial e nos conhecidos sapatos de sapateado que fazem parte do nosso imaginário. Hayon criou assim uma linha de calçado desportivo com um toque de elegância.

Confortáveis por terem uma forma simples e anatómica que protege os pés, este sapato é definitivamente uma fusão de estilo, forma e funcionalidade.

A PRIMEIRA LOJA HEINEKEN






A marca alemã de cerveja Heineken abriu a sua primeira loja oficial, uma concept store única e ultramoderna aberta em 6 edifícios históricos da cidade de Amesterdão. O projecto esteve a cargo do estúdio criativo Tjep, tendo sido alocados quatro designers para desenharem os interiores como se enchessem um gelado copo de Heineken.

Foi assim que sem reservas, o conceito foi traduzido em expositores que partindo do chão evoluem ondulando pelas paredes acima até aos tectos, imitando os movimentos ondulatórios das pequenas bolhas que se desprendem num copo de cerveja.

A frieza é sentida por todo o lado, nas frias cores, na iluminação led pálida, no gelado frigorífico que expõe as várias edições mundiais de garrafas da marca ao longo de três andares e na monumental escadaria de vidro colocada ao centro. E ao entrar na loja, será ainda surpreendido por uma brisa gelada vinda do logótipo esculpido em gelo.

É um exercício de materialização de uma marca, perfeito!

AS CANETAS DE ALDO ROSSI


Estas são as mais recentes canetas da Alessi, produzidas em colaboração com a Mitsubishi Uniball. Repare bem nelas, os topos não lhe lembram nada?

Pois é, se lhe dissermos que se devem ao (falecido) Aldo Rossi, o mesmo que desenhou as icónicas cafeteiras "La Conica" e "La Cupola" também Alessi, já sabe o porquê do sentimento de familiaridade.

São como que uma edição comemorativa do trabalho de Rossi, sempre primário nas formas e geometrias que o notabilizaram no melhor arquitecto italiano da segunda metade do século XX.

Uma edição de luxo que relembra o génio que por nós passou!

LIVROS POP-UP TAMBÉM PARA OS MAIS CRESCIDOS


Os livros pop-up são mundialmente conhecidos por serem dedicados a histórias, desenhos e bonecos para crianças. Por serem interactivos são mais agradáveis de ver e mais fáceis de absorver.

Mas também os adultos têm agora a oportunidade de ter um livro pop-up. Durante o próximo mês, no Art Basel de Miami Beach, poderá ver este livro pop-up apresentado pelos publicitários nova iorquinos Black Frame e criado pelos designers e artistas Gareth Pugh, Sophie Calle e Mario Testino.

Uma exposição exclusiva e original, bem ao modo norte-americano, onde a surpresa "salta" a cada virar de página...

PANDORA, O CONTENTOR RESIDENCIAL


Durante as últimas décadas, ergueu-se um vasto conjunto de ligações e rotas comerciais que distribuem produtos por todo o mundo, e onde o contentor metálico paralelepipédico, de aparência robusta e indestrutível, é actor principal.

Não há cais de mercadorias que não tenha direito ao seu mosaico multicolor de contentores; um horror para uns e uma pseudo forma de arte para outros.

Tudo indica que o designer Sander Mulder engloba-se nestes últimos, já que apresentou uma colecção de mobiliário inspirada na colorida volumetria dos contentores. "Pandora" são vários mini-contentores que podem ser empilhados na sua sala conforme as necessidades de arrumação.

Potenciam um apontamento extremamente industrial, bem-vindo em lofts e espaços mais modernos. E repare bem como são práticos: quando trocar de casa, já tem metade das bugigangas prontas para serem expedidas para o novo destino!

A PEN DE LUXO DA DUNHILL


Já trouxemos aqui alguns objectos tão vulgares e de uso comum como as pen drives. Contudo, a diferença está que trazemos sempre as exclusividades e os artigos de luxo com que tantas vezes sonhamos.

Esta pen é um desses artigos. A "Pave Black Diamond" da Dunhill oferece no mesmo objecto a funcionalidade quotidiana e o luxo. Com 8GB, em prata e coberta com 272 diamantes negros, esta fabulosa pen confere em si mesma o estilo inconfundível do luxo na sua forma mais simples.

Um sonho que pode ser real à venda nas lojas Dunhill do mundo inteiro...

A LOJA MAIS FEMININA DE MELBOURNE


São 500 metros quadrados projectados pelos designers da HMKM, com um design muito interactivo, a loja foi aberta recentemente em Melbourne e promete oferecer sempre as últimas tendências desportivas para a moda jovem e feminina.

O seu design interactivo permite mudar a decoração da loja sempre que muda a estação ou em cada nova tendência. A moda muda e a loja muda com a moda.

Versátil, sofisticada e com muito estilo, a loja mais feminina de Melbourne, o novo conceito de loja de moda, promete expansão e constante renovação!

HALL HOUSE - VIVER NUMA (PEQUENA) ESCALA DE CINZENTOS







Para acompanhar o artigo de Design que hoje lhe oferecemos, viramo-nos para arquitectura de traço recto, industrial e minimal.

O projecto para esta moradia unifamiliar foi encomendado aos arquitectos Alphaville de Quioto, com um aviso de orçamento limitado e rigorosas exigências de espaço. Para piorar o cenário, o lote era pequeno e inclinado. Mas o que dali nasceu merece bem ser destacado.

Aproveitando o declive natural, ergueram-se parede e pisos totalmente em betão à vista, em ângulos pouco fáceis mas que albergam tudo o que é suposto numa habitação.

Embora muito estéril, esta casa ganha vida nos seus ocupantes e nos seus movimentos diários garantidamente cheios de estilo sofisticado!