O Prémio Mies Van der Rohe na sua 11ª edição ganhou dimensão europeia e assumiu-se como um dos principais prémios de Arquitectura da Europa.
Em parceria com a Comissão Europeia, a Fundació Mies Van der Rohe de Barcelona anunciou ontem os cinco finalistas do seu Prémio Europeu de arquitectura Mies Van der Rohe 2009.
Com algumas surpresas e algumas nomeações expectáveis, a lista junta, sem dúvida alguma, um conjunto de obras que marcam e reunem o melhor da arquitectura europeia no passado ano de 2008.
A lista de finalistas (que apresentamos abaixo pela ordem das fotografias apresentadas) inclui duas obras das quais demos notícia aqui no blog, na altura da sua inauguração (clique nestes dois nomeados para ver mais imagens e o nosso artigo na altura da inauguração).
Os cinco finalistas são:
- Centre Multimodal , Nice (França) de Marc Barani (foto de Hardphot Schejbal)
- Zenith de Strasbourg (Françe) de Massimiliano Fuksas (foto de Moreno Maggi)
- Universitá Luigi Bocconi, Milão (Itália) de Grafton Architects (foto de Federico Brunetti)
- Nytt Operahus i Oslo (Noroega) de Snøhetta (foto de Jens Passoth)
- Biblioteca, Centre de la Tercera Edat i Nucli de Bloc del Barri de Sant Antoni, Barcelona (Espanha) de RCR Aranda Pigem Vilalta Arquitectes (foto de Hisao Suzuki)
Quem será que vai juntar o seu nome a tão prestigiados arquitectos como o português Álvaro Siza Vieira (que ganhou a primeira edição do prémio em 1988), Lord Foster (1990), Esteve Bonell e Francesc Rius (1992), Nicholas Grimshaw (1994), Dominique Perrault (1996), Peter Zumthor (1998), Rafael Moneo (2001), Zaha Hadid (2003), Rem Koolhaas e Ellen van Loon (2005) ou à dupla Mansilla+Tuñón (2005)? A expectativa está ao rubro, enquanto não chega o mês de Maio e o anúncio do vencedor do Prémio Europeu de Arquitectura Mies Van der Rohe 2009.
Entretanto, os nossos parabéns a todos os finalistas e um muito obrigado a todos por contribuirem tão activa e fortemente para a contrução da identidade cultural contemporânea europeia.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário