Grandioso ...
Todos nós sabemos que a França, sempre teve um certo jeitinho para nos espantar com a apresentação de obras no mínimo grandiosas e originais, com o reconhecido french touch claro, obras que se tornaram emblemáticas e representativas de um País culturalmente marcante.
Seguindo a tradição, e mais precisamente em Paris, um gigantesco projecto se prepara, visando atingir o conceito de cidade evolutiva. Sera sem dúvidas um projecto grandioso, realizado de modo progressivo e que vira mudar muita coisinha na vida dos Parisienses.
Pois é, Paris é uma grande cidade mas não grande o suficiente para responder às demais exigências de uma população crescente e exigente ( 2.181.371 habitantes em 2006, para os mais curiosos ...), que desenvolve novos hábitos de vida e novas necessidades.
Era preciso re-pensar a cidade...
Para os meus caros leitores, apresento um dos maiores concursos de Arquitectura e Urbanismo jamais realizado, com o objectivo de re-inventar uma cidade inteira, neste caso Paris, e como neste vosso report “ParisGlam” é precisamente de Paris que vos falo todos meses, não poderia deixar escapar a oportunidade de vos apresentar este acontecimento deveras impressionante.
Apresento-vos o concurso internacional “ Le Grand Pari(s)”, no qual participaram os 10 maiores Ateliers de Arquitectura do Mundo, com propostas das mais variadas, visando tornar Paris um lugar de vida e de partilha, uma cidade-mundo capaz de dar o exemplo de uma metrópole ecológica e de sustentabilidade, onde culturas e classes sociais diferenciadas poderão apreender o conceito de pensamento territorial.
É compreensível que um projecto desta envergadura ira demorar a ser concretizado e é para compensar esta futura longa espera que uma exposição foi inaugurada na “Cité de l’Architectura et du Patrimoine de Paris”, onde estão apresentados os resultados de 6 meses de estudo e criação , dos 10 Ateliers (Rogers Stirk Harbour & Partners, Atelier Lion, AUC, Atelier Portzamparc, Agencia Grumbach & associados, Nouvel/Duthilleul & Cantal-Dupart, Studio 08, LIN, Atelier Castro Denissof Casi , e MVRDV).
Não vou entrar em detalhes, mas gostaria de vos apresentar alguns desses projectos.
Para começar, o projecto da equipa de Christian de Portzamparc, no qual un sistema de transportes colectivo de estilo monocarril que permitiria fazer as ligações metropolitanas de modo mais rápido e eficiente, e fazendo uso de uma Gare Europeia que garantiria as ligações internacionais.
No caso da equipa dirigida por Jean Nouvel, o objectivo seria de aumentar consideravelmente os espaços verdes, cobrindo as demais vias rápidas e auto-estradas que seccionam a cidade, e de re-utilizar as construções existentes acrescentando terraços, varandas e novos pisos superiores para instalar novas funções.O que nos vem dar uma visão un tanto utópica da cidade.
Quanto à equipa de Castro Denissof, baseado no conceito ecológico de cidade , apresenta-nos um projecto mais próximo da Natureza, no qual ressentimos um certo exagero de elementos vegetais invasores de um espaço que no fundo continua a ser artificial.
Um projecto sem duvidas ambicioso, é o do reconhecido grupo MVRDV, que nos apresenta um conceito de intensificação da cidade existente , uma espécie de síntese optimizada. uma base teórica interessante mas extremamente conceptual, como se metêssemos a cidade num cubo...
A exposição estará patente até ao dia 22 de Novembro deste ano, onde poderão ser observados os 10 projectos maravilha.
Posso afirmar que a população Parisiense espera com impaciência o desenvolvimento de uma nova perspectiva da cidade, mas uma questão se põe ...
Será que este projectos representam uma espreitadela na futura cidade de Paris de 2030 ou sera que o caminho do desenvolvimento nos levará para outras direcções?
De qualquer maneira, aconselho os meus caros leitores à dar uma vista de olhos na informação disponível em vários sites internet dedicados à este concurso.
A bientôt !!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário