Um dos maiores vultos da arquitectura nipónica dos anos 90, que tem estado um pouco arredado das mediáticas novidades da arquitectura contemporânea está de volta com o Estádio dos Jogos do Mundo.
O muito sereno Starquitecto Toyo Ito volta em grande com este novo estádio da cidade de Taiwan.
Revelado no passado dia 16 de Julho, este estádio tem como grande tónica os 8 844 painéis solares, nos seus 14.155 m2 de cobertura. Este estádio produzirá cerca de 75% da energia eléctrica que necessitará, tornando-se assim no estádio mais sustentável até ao momento.
Para além desta novidade conceptual, a sua excelente integração arquitectónica, devido a uma morfologia que se situa entre o abstracionismo alegórico oriental e o antropomorfismo da natureza. Inspirado na forma de um rio, que percorre e se molda de acordo com o território que percorre, este estádio tem uma forma muito marcante e tão serena quanto o percorrer das àguas calmas.
Uma excelente obra para uma estrutura arquitectónica de tão grandes dimensões quanto é um estádio de 40.000 lugares, que ambiciona ser a casa dos Jogos do Mundo 2009.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário