Neste primeiro dia de Setembro, em que voltamos ao nosso já muito ansiado ritmo de quatro artigos por dia, não pudemos deixar de abrir com uma novidade com assinatura nacional: a Casa de Maiorca de Álvaro Siza Vieira (aqui com fotografias dos FG+SG, a quem agradecemos publicamente o envio).
O mais conhecido e famoso arquitecto português, depois de muitos projectos de grandes dimensões, volta a ser notícia, desta vez por uma casa particular. Mestre no trabalho dos volumes e da sua desconstrução minimal, Álvaro Siza Vieira concebeu esta casa repartida em três volumes distintos.
Todos interligados entre si, o diálogo de cheios e vazios das formas cria ritmos, sobras e espaços que surpreendem os olhares, serenam os ânimos e afirmam personalidade criativa.
O rigor, a brancura e a ortogonalidade continuam a ser (e ainda bem) a assinatura de um dos maiores nomes da cultura portuguesa. Álvaro Siza Vieira, independentemente da escala, não se permite um deslize criativo, garantindo qualidade arquitectónica em todas as obras que desenha.
É bom começar Setembro assim!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário