Este mês já estão de volta os nossos reports ao sábado e temos uma novidade para os domingos! Em vez de os passar em casa, assim que se levanta da cama venha ao seu blog preferido e escolha a "culturalidade" que mais lhe agradar, para este dia e para outros, pois iremos trazer semanalmente as actividades de índole cultural que se fazem no nosso país de Norte a Sul.
Neste primeiro domingo, em que não apetece nada estar em casa pois o Sol ainda se faz sentir, tem óptimas opções para descontrair e se enriquecer.
Amália, a Rainha do Fado, alfacinha de gema, foi embaixadora de Portugal no Mundo e dispensa apresentações. Simbolo Nacional, Diva ou apenas uma mulher como as outras, mas com um dom especial na voz e no sentimento, esta cantora de Fado moveu multidões em todo o mundo e gerou sentimentos fortes sobre a identidade lusitana por onde passava e actuava.
Nas comemorações dos Dez anos da data em que o mundo a perdeu, existem inúmeras actividades na próxima semana em Lisboa que celebram esta figura icónica, salientamos aqui duas exposições, dois concertos e um ciclo consagrado aos programas televisivos.
Comecemos pela exposição “Amália, Coração Independente”, de 6 Outubro a 2 Fevereiro, Museu Colecção Berardo e Museu da Electricidade.
Esta exposição patente em dois dos principais museus da tradicional, monumental e típica zona de belém, é uma co-produção. No Museu Colecção Berardo, a exposição é composta por documentos, pinturas, filmes, vestidos e jóias, exclusivamente objectos e vestuário de cena, que retratam o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea. A exposição mostra uma parte significativa do acervo da Fundação Amália mas também a visão de vários artistas contemporâneos de Amália como mito e ícone.
No Museu da Electricidade é apresentado um extenso núcleo dedicado aos vestidos e jóias da colecção pessoal de Amália.
Outro dos nossos destaques é uma exposição bem menos mediática, mas igualmente interessante. Patente no Panteão Nacional (onde se encontra o túmulo da artista, como símbolo da Cultura Portuguesa que é) até 15 de Novembro, esta exposição junta memórias da Carreira da cantora.
“Amália no Mundo - o Mundo de Amália”, de 30 de de Julho a 15 de Novembro, Panteão Nacional (Igreja de Santa Engrácia) mostra aos seus visitantes os momentos mais significativos da sua carreira internacional através de vestidos de palco, jóias, fotografias inéditas e outros documentos.
Mas um dos pontos fortes destas comemorações são os concertos do mais recente êxito saído da música da mais famosa cantora portuguesa - “Amália Hoje”, dia 5 de Outubro às 16h00 no Palácio de Belém e de 5 a 7 de Outubro, 21h30m, no Coliseu de Lisboa.
Um grupo de bem conhecidos músicos portugueses apostou na revisão de algumas músicas de Amália para os sons de hoje. Sónia Tavares, Nuno Gonçalves (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça (Plaza), são os "Amália Hoje". O álbum foi um sucesso e o single "Gaivota" (que deixamos aqui o video) anda na boca e nos ouvidos de toda a gente.
O seu trabalho é apresentado ao vivo num espectáculo especial, em que são acompanhados pelos músicos da Orquestra Nacional Sinfónica da República Checa e pelo mesmo coro que participou nas gravações do disco.
Já no Museu do Fado vão ser passados no seu aditório um ciclo de programas televisivos evocando as “Memórias de Amália na Televisão”, entre 6 a 10 de Outubro, às 21h30m.
Neste Museu, evocam-se as Memórias da Fadista, num ciclo consagrado aos programas televisivos protagonizados pela artista entre 1962 e 1973, período áureo da sua carreira única.
Estas são as nossas sugestões de actividades culturais, com um charme de uma "Estranha Forma de Vida" (parafraseando Amália Rodrigues), mas com uma imensidão de soluções que pode abraçar nos seus tempos livres. E não se esqueça: "É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos, que vos queremos falar", de Helena Vaz da Silva.
"Culturalize-se" connosco.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário