O mais reputado e conceituado arquitecto nacional, Álvaro Siza Vieira, acaba de concluir uma nova obra inaugurada no passado dia 15 de Outubro: o SPA Termal das Pedras Salgadas.
Esta obra executada pela construtora Casais, para a Unicer (dona das Pedras Salgadas) abriu, ainda em período experimental, no passado dia 15 de Outubro, tendo a sua inauguração marcada para Novembro, mas nós já aqui trazemos as imagens para os nossos leitores.
A obra no SPA interveio sobre o antigo edifício dos balneários das termas, dotando-o de um novo estilo e de uma contemporaneidade dignas da assinatura de Siza Vieira. Um projecto discreto, moderno, equilibrado e ... branco.
A assinatura do Starquitecto português está por todo o lado, quer no respeito pelo antigo quer no rigor do desenho dos espaços, formas e silhuetas novas.
Mais uma obra de referência que Álvaro Siza Vieira nos deixa de legado, a nós portugueses e à cultura moderna global.
Obrigado Siza Vieira e Obrgado Unicer por nos terem propiciado mais este momento arquitectónico de qualidade.
4 Reality Comments:
Certamente que Siza Vieira deve ter muitas razões para abandonar e tornar público o que era impensável,seu ABANDONO neste PIN. Mas quem está de fora, mesmo sendo difícil pelas dificuldades no acesso à informação, não lhe será de todo impossivel concluir, algo que se torna evidente. Simples e fácil: mas afinal de que serve termos este balneário SPA, se não temos um Hotel? Aquele que se chamaria de "Álvaro Siza". Que foi tão badalado em toda a imprensa nacional e internacional além do trabalho realizado pelos Senhores/as do Marketing da UNICER. Leiam se ainda forem a tempo de as encontrar as revistas com os seguintes títulos: Na Capa temos:6 Autêntica Transparência com Editorial de Joana Queiroz Ribeiro. Outra revista e na capa temos: 7 Começar Outos, onde encontramos nomes sonantes como: Agustina Bessa-Luís, André Carrilho, Belmiro de Azevedo, Carlos Coelho e Nuno Lobo Antunes, Paulo Pereira da Silva.Também uma outra onde enaltece as qualidades das àguas das Pedras Salgadas, na capa lemos: O Poder da Natureza é Infinito. Será que pode ser possível quando é a própria UNICER a reconhecer o valor deste património trata-lo da maneira que todos nós infelizmente vemos? Assim caminhamos! Onde iremos parar?
Permita-me que faça uma grande correcção à seguinte frase "Unicer é dona das Pedras Salgadas"!!!!!
Deviam ter cuidado com o que escrevem, porquanto a Vila de Pedras Salgadas não está à venda, não foi adquirida pela unicer, pertence sim, aos seus habitantes!
O que queriam dizer era que o Parque Termal foi adquirido pela unicer.
Numa próxima, tenham um pouco mais de cuidado, porque são estas coisas qie magoam as pessoas que amam as Pedras Salgadas e que lutam para que o Parque volte a ser o quer era!
Cara Emília,
Pedimos desculpa a todos os que se sentiram ofendidos por esta liberdade de linguagem e em reconhecimento destas desculpas não só publicamos o seu comentário, como também expressamos aqui por escrito o nosso pedido.
Agradeço desde já, a prontidão que tiveram ao publicarem o meu comentário.
Acredito que não o tenham feito propositadamente, mas em virtude de tudo o que se tem passado à volta do Parque Termal das Pedras Salgadas, é natural que nós fiquemos ofendidos e que queiramos que as coisas sejam chamadas pelo nome.
No que me diz respeito, agradeço mais uma vez o reconhecimento do vosso erro!
Todos juntos conseguiremos mudar o rumo do "nosso" querido Parque Termal das Pedras Salgadas!
Enviar um comentário