BERLIN KREATIVE | POOR BUT SEXY CITY


“Berlim é a capital e a maior cidade da Alemanha. A sua população ronda os três milhões e meio e estende-se por 889 quilómetros quadrados”

Esta afirmação copy-paste não seria suficientemente relevante para justificar este novo … And This is Reality Report em directo de Berlim – o Berlin Kreativ – se os factos não se sentissem directamente enquanto nos movemos pela cidade. A sensação é de que o ar é muito leve e de que há espaço para tudo – refiro-me ao espaço físico e ao espaço psicológico.


Fisicamente, esta urbe define-se por não ter um centro: tem três, quatro, cinco, ou tantos que não os conseguimos definir. Mas o metro garante o acesso fácil a todos os cantos da cidade. Por isso, é normal que quem circula por Berlim (com excepção da zona de habitação e de trabalho), raramente passe pelo mesmo local duas vezes.


O retrato psicológico desta dama germânica que nos recebe de braços abertos é a atitude laid-back dos seus habitantes. Absolutamente tudo é aceite. Mesmo que decidas dançar a funky-chicken nos transportes públicos ninguém te vai olhar de lado. É até possível que sejas elogiado pela originalidade e descontracção.


Todos os estilos de vida existem aqui distribuídos entre o ambiente urbano de Kreuzberg, composto por jovens alternativos com estilos ultra-personalizados que chegam de todos os cantos do globo, os take-aways e trendy bars de Donner Kebaps, até aos muito fashion Mitte ou Prenzlauer Berg, onde os green spots e os Kaffees (cafés) decorados ao detalhe albergam berlineneses que afirmam que só se alimentam de produtos bio e naturais.


Em Berlim não se fala apenas alemão, mas também inglês, francês, espanhol, tailandês, ou o idioma comum às pessoas de um mesmo grupo.

Distinguida como a cidade com mais graffitis do mundo, com uma vida nocturna imparável e com um dos custos de vida mais baixos, Berlim está a ser invadida por talento, ateliers e galerias. Nos últimos cinco anos, a migração atingiu proporções tais que o governo dinamarquês falou de um “escoamento artístico” da Dinamarca para Berlim.


A industria cinemtográfica, dos media e da moda – Berlim apresentou a sua primeira fashion week em 2006 e a Universal Studios abriu uma unidade de produção este ano - aumentam o poder artístico e cultural da cidade. O presidente da Câmara, Klaus Wowereit trabalha incansavelmente para promover esta bohemian culture da cidade.

Os resultados serão mostrados aqui, no próximo report do … And This is Reality directamente de Berlim porque, sem dúvida, esta capital alemã é uma Berlin Kreativ!

0 Reality Comments: