O Culturalities de hoje vem sugerir três eventos em Lisboa bem diferentes e muito exclusivos, cada um à sua maneira.
Comecemos por a exposição e uma conferência: Geração Z.
Patente na Sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa (junto ao Mercado da Ribeira e ao Largo de S. Paulo), o projecto Geração Z (composto por 3 exposições e 6 conferências) está a ser desenvolvido desde 2007 pela revista de arquitectura e arte arq|a, com o objectivo de mostrar, analisar e debater as emergentes práticas arquitectónicas portuguesas. Este interesse específico pelos novos ateliers partiu da convicção de que a arquitectura nacional está a atravessar um processo estrutural de mutação que começa agora a manifestar-se de modo mais evidente.
Desde logo, a proposta de uma GERAÇÃO Z, grosso modo aquela dos nascidos a partir de meados da década de 70, na arquitectura portuguesa contemporânea não é inocente. De facto, ela deriva de uma definição anterior de duas gerações na arquitectura portuguesa recente, proposta por Pedro Gadanho e Luís Tavares Pereira, na exposição Metaflux para a 9ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2004.
Nesta exposição marcante, os comissários diferenciavam duas gerações de arquitectos portugueses, a mais velha X dos nascidos no final da década de 60, e a mais nova Y dos nascidos no início da década seguinte, procurando assinalar com essa dicotomia importantes alterações no modo de entender e praticar a arquitectura em Portugal.
Já tendo decorrido a primeira exposicºão (Geração Z #1), no próximo dia 26 de Novembro (até ao dia 23 de Dezembro) estão patentes as obras de dois jovens ateliers: Kaputt e AUZprojekt. Uma excelente oportunidade de ver o que a nova arquitectura portuguesa está a produzir em Portugal e no mundo.
A segunda sugestão para esta semana é a festa do quarto aniversário de um dos mais mediáticos Blogues Portugueses: o 31 da Armada.
Este mediático e (recentemente ainda mais) polémico blogue nacional, comemora esta próxima 3ª feira o seu 4º aniversário.
Numa altura em que os blogues assimem uma crescente inportância quer na opinião política, quer na opinião de consumidores e se tornam um instrumento cada vez mais valioso para marcas, produtos e serviços, esta festa de aniversário que vai decorrer no Lollipop em Lisboa, assume um local de destaque no calendário desta semana.
O terceiro e último destaque deste Culturalities é de cariz mais popular, mas não deixa de ser uma surpresa: o concerto de Nelly Furtado em Lisboa.
Promovido pela Optimus, na sua série de Optimus Secret Shows, a famosa cantora luso canadiana vai estar em Lisboa no próximo dia 26 de Novembro. Mantendo o espírito secreto deste conceito original, o local e a hora deste espectáculo, exclusivo e completamente gratuito de Nelly Furtado apenas serão revelados aos que adicionarem a página do MySpace como amigo da sua página, e como tal recebam um código e instruções para impressão do seu bilhete.
Esta inovadora iniciativa desta marca portuguesa, é diferente, irreverente e eficaz, pois a curiosidade está criada e a dimensão de culto desta actuação estão asseguradas numa associação à marca da companhia de telecominicações móveis.
Três iniciativas marginais, surpreendentes e de culto, para minorias interessadas e informadas.
O Culturalities volta para o próximo domingo, mas amanhã aqui estaremos com mais novidades a bem dos nossos leitores.
Até cá!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário