CULTURALITIES | CULTURA URBANA


A meteorologia já não ajuda, o tempo das férias já acabou e o ritmo das cidades começa a clamar a presença de todos. Definitivamente o Outono chegou e a Cultura Urbana vai dominar as nossas vidas por alguns meses!

As cidades, já cheias de habitantes e ainda com alguns turistas, enchem-se de ofertas culturais e propostas arrojadas e cosmopolitas. Nota-se que a cultura está pronta para um longo período frenético, que não nos deixa indiferentes, qualquer que seja o nosso gosto.

Hoje destacamos quatro eventos, de quatro disciplinas diferentes, que têm como ponto comum a urbanidade e o cosmopolitismo, que estão nas suas géneses.


O primeiro dos nossos destaques vai para a exposição "Primavera - There is no such thing as hope". Patente no antiquário/galeria AR-PAB (na Rua D. Pedro V, 69) em Lisboa, cuja inauguração ocorreu durante o Príncipe Real Alive da passada 5ª feira, esta exposição oferece aos visitantes, no meio de antiguidades e peças de arte antiga de extremo bom gosto e requinte expositivo difícil de encontrar, uma nova perspectiva sobre as famosas Andorinhas desenhadas pelo famoso Bordalo Pinheiro.

Estes pequenos e frágeis seres de porcelana, que habitaram durante várias décadas as casas mais tradicionais portuguesas, são agora revistas e reutilizadas por Pedro Rapoula, para uma visão requintada e forte do fim da(s) Primavera(s) e do que ela(s) significa(m).


Saindo da capital em direcção a Norte e chegamos ao Porto, onde a nossa recomendação vai para a exposição de Augusto Alves da Silva "A Colecção", patente na sempre muito prestigiada e segura Fundação Serralves.


Esta mostra apresenta um balanço do trabalho desenvolvido com o acervo da fundação ao longo desta última década. Ocupando todo o Museu e o Parque, esta exposição apresenta grandes obras, representatantes quer do núcleo histórico da Colecção quer das constelações de artistas identificáveis no acervo desde a década de 80 até à actualidade. Esta exposição (pateé um importante momento onde se tornará visível o programa da colecção, assimnte até 31 de Janeiro de 2010) como as incorporações recentemente efectuadas, que são mostradas ao público pela primeira vez.


Por todo o País surge um filme que não poderia ser mais urbano e cosmopolita, quer na sua génese, quer na sua abordagem: NY I Love You.

Dirigido por diversos realizadores alternativos da cena nova-iorquina e vários nomes consagrados do cinema americano, nesta película juntam-se actores, argumentistas e realizadores, para homenagear um dos ícones da cultura urbana mundial.


Descendo em direcção à capital novamente temos a XX edição do Amadora BD.

Este que é o mais antigo e mais prestigiado certame em Portugal dedicado à arte de contar histórias aos quadradinhos, comemora este ano 20 anos de existência. Com encerramento marcado para hoje, dia 8 de Novembro, este Amadora BD é uma excelente alternativa para passar um domingo em família com um programa que agrada a crianças e adultos.

De tantas actividades que acontecem nas nossas cidades ... o difícil é escolher ... não dá para ir passar o fim-de-semana fora, mas também não dá para ficar em casa!

0 Reality Comments: