ESPECIAL GREEN REALITY | HOPENHAGEN


Por altura da abertura da Cimeira do Clima de Copenhaga, nós aqui no ... And This is Reality decidimos fazer uma revisão da "matéria dada" a conhecer neste blog ... e ver se tinhamos tido uma postura green.

Apesar de em termos conscientes tentarmos sempre que possível abordar as temáticas da eco-correcção, da sustentabilidade ou da ecologia, nem sempre conseguimos, mas o resultado, visto em retrospectiva é admirável: desde o início do blog temos um artigo por semana (em média) publicado a dar destaque a projectos, obras objectos, propostas ou campanhas que visam a sustentabilidade do nosso planeta.

Por forma a não perder na memória alguns dos artigos que por aqui passaram, hoje vamos passar em revista alguns dos objectos, obras, projectos ou propostas que passaram por este blog, e que valem a pena rever.


Começamos pela Moda, um terreno tão fértil e que a tantos de nós nos toca.

As duas propostas que trouxemos aqui hoje são de áreas diferentes, de marcas com níveis mediáticos diversos e com mercados diferentes, mas ambas com preocupações de eco-correcção.

A primeira é a famosa Replay que com a sua linha linha de jeans de algodão orgânico, se elevou ao patamar das marcas de roupa eco-correctas.


A segunda marca a merecer o nosso destaque é a menos conhecida, mas muito conceituada Nude. A aposta em produtos 100% naturais, 100% eco-correctos e 100% socialmente sustentáveis faz desta marca de cosmética uma referência mundial no segmento das marcas com consciência ecológica.


Mas os grandes avanços na postura verde do nosso dia-a-dia passaram para os nossos bolsos e gadgets de todos os dias. Um dos mais recentes exemplos dessa sustentabilidade energética que a electrónica de consumo é o novo Samsung Green Mobile.

Mas a tecnologia e a poupança energética foi essencialmente notória no ramo dos transportes, onde se situa um dos maiores problemas energéticos. Assim passaram por aqui utopias, como o Airient Express, que supostamente entra em funcionamento já no próximo ano de 2010.


Um dos meios de locomoção ecologicamente correctos mais cobiçados e desejados por muitos milhares de pessoas é o Mini E, que chegou ao mercado este Verão 2009. Um dos carros com mais design do mercado assume uma postura ecológica, nesta nova geração de modelos.


Mas The Ultimate transporte verde é ... a bicicleta! Por isso não poderíamos deixar de trazer a este Especial Green Reality, um dos modelos mais especiais que por aqui passaram: a Bau Bike. Ortogonal, moderna e única ... ecologicamente luxuosa.


Menos luxuoso e mais generalizado está o movimento de reciclagem aplicado ao Design. Reutilizar, reciclar ou outro re aplicado a outras formas de poupar recursos finitos. A utilização de materiais que anteriormente serviam para usos diferentes, no fabrico de novos é uma das tendências mais marcadas no Design Ecológico Contemporâneo. Uma das boas e discretas peças exemplificativas deste movimento é o bloco Reflexo, levada a cabo por uma jovem designer de Belo Horizonte, Brasil.


Por Brasil, outra das grandes marcas da luta por uma maior consciência ecológica é a World Wild Fund, com as suas campanhas publicitárias de alto impacto. Aqui trazemos um excelente exemplo onde se pode ver a eficiência e o impacto do apelo à moderação do consumo para proteger a floresta amazónica.

De facto a consciência verde e de conservação da cobertura vegetal do nosso planeta tem alastrado e vingado como um dos factores mais visíveis da nova consciência ecológica global. Um dos melhores sinais dessa consciência verde das sociedades são as várias utopias e projectos de torres verdes e energeticamente eficientes que têm invadido o imaginário e os planos de desenvolvimento das nossas metrópoles. Um dos mais emblemáticos é a Dragonfly pensada para a ilha Roosevelt de Nova Iorque pelo arquitecto belga Vincent Callebaut.

A febre de conservação, de eco-correcção, de sustentabilidade ou de tornar mais verde a nossa vida e a nossa sociedade está por todo o lado. Quer nas utopias urbanas do futuro, quer nas nossas paisagens urbanas e rurais actuais como as pontes do Parque Natural Senja na Noruega o provam, traduzem o inicio de uma viragem global que se espera radical de comportamento da sociedade humana perante a envolvente e o planeta.


Muitas foram as novidades das várias Green Realities que aqui temos trazido ao longo dos meses, desde o inicio do ... And This is Reality em Janeiro de 2007. Foi o nosso contributo: divulgar realidades positivas e verdes para o nosso estilo. Nesta altura em que a Cimeira de Copenhaga tanta esperança gera em todo o mundo, adoptando o slogan de Hopenhagen, como símbolo da esperança global nos resultados políticos que de lá vão sair ... faça também a sua parte de torne a sua vida e o seu estilo um pouco mais verde!

Neste feriado, em que decorre o primeiro dia de negociações verdadeiras e derradeiras para salvar o clima, aqui fica o nosso contributo com estas ideias e este repto que lhe deixamos ... para que torner a Reality ainda mais positiva e verde.

Já reparou que ao ler o ... And This is Reality, em vez de uma revista de LifeStyle está a contribuir para um menor consumo de papel ... Obrigado por nos preferir e ao mesmo tempo ajudar o planeta a ficar mais verde.

Continue no caminho verde ... Nós agradecemos e Você também!

0 Reality Comments: