Meio mundo está mascarado, ou outro meio está a desejar estar!
Meio mundo vive em folia nas ultimas 24h, o outro meio vive a folia de todas as outras 24h!
Em vários pontos do mundo as tradições carnavalescas remontam a longos anos. Algumas das festas carnavalescas mais famosas vamos recordá-las aqui:
O Carnaval do Rio - As famosas Escolas de Samba desfilam pela Avenida do Sambódromo e fazem deste o maior espectáculo do mundo. É em 1930 que o prefeito do Rio de Janeiro Oficializa, pela primeira vez, o desfile das sociedades carnavalescas. O palco central de todo o espectáculo é a famosa Avenida Marquês de Sapucaí ou Sambódromo. O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, visou a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba. Inaugurado em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba. Após a construção do Sambódromo carioca, outras construções similares surgiram pelo país. O corolário desta Avenida Carioca será em 2016 quando esta fizer parte dos recintos desportivos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O Mardis Gras - O mais famoso Carnaval dos Estados Unidos da América desenrola-se durante todo o mês de Fevereiro e tem o seu apogeu na noite de 2ª para 3ª feira gorda (Mardi Gras). Este carnaval tem a sua origem nos nobres franceses que colonizaram a região e na mistura das influências culturais deixadas pelas breves ocupações espanholas. Foi em 1872 que foram declaradoas as actuais cores do carnaval de New Orleans - Verde, Roxo e Dourado. Ainda hoje a cidade se enche de bailes, festas de rua e alegria e convivio entre todos os habitantes com trocas de loiça (normalmente atirada de varandas), medalhas (com a imagem do rei do carnaval - o rei REX) e os famosos colares de contas, que muitos fazem tudo para terem mais um (mesmo as coisas mais ousadas. No final da noite de 2ª para 3ª feira, quem tiver mais colares é presenteado com um desejo ... é esta a tradição!
O Carnaval de Veneza - O mistério dos palácios, o nevoeiro nos canais, a arte clássica dos renascentistas artistas dos famosos medici, os cristais de murano e ... o Carnaval de Veneza. São estas as imagens de marca da cidade dos canais, que cruza não só no resto do ano, mas também no Carnaval, luxo, mistério e romance. As características e faustosas máscaras de Veneza, são alvo de adminração e têm a sua origem nos bailes carnavalescos palacianos da época barroca. Com o frio Europeu a favorecer a ocultação total do corpo e cara, e com a desculpa deste para dar mais eficácia ao disfarce, os venezianos (entre os quais o mítico Casa Nova) sempre se aproveitaram do Canaval para dar aso aos seus mais secretos e românticos desejos nesta época. Resultado do alcool dos bailes, do anonimato da máscara ou do labirinto das ruas cheias de gentes belas e misteriosas? não se sabe, mas é mítico o Cranaval de Veneza pelo seu romantismo.
Aqui ficam breves histórias de três dos mais famosos carnavais do mundo.
Bom Carnaval a Todos!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário