RAMPAS MECÂNICAS PARA CENTRO HISTÓRICO






Um sistema de rampas mecânicas foi construído no centro histórico da cidade de Vitória, com o objectivo de criar um sistema de transportes públicos pedonais que funcionassem todo o ano e permitissem fruir o património arquitectónico construído da cidade.

A capital do País Basco, com este projecto premiado de assinatura do arquitecto Roberto Ercilla, consegue assim um conjunto de obras que espalham pelo seu centro histórico arquitectura contemporânea de qualidade com uma função um pouco invulgar, mas muito útil.

Tal como as fotografias testemunham, o diálogo entre a arquitectura histórica da cidade e as lineares estruturas arquitectónicas contemporâneas é muito interessante e acresce interesse ao panorama urbano e arquitectónico de Vitória.

A transparência, a leveza, a contemporaneidade assumida e o contraste de materiais entre o novo e o antigo são alguns dos pontos fortes desta obra. Outro facto relevante é que apesar de a escala destas rampas as tornarem numa barreira urbana nas ruas, praças e jardins, o facto de serem construídas em vidro e metal as tornam pouco pesadas visualmente, o que faz com que em termos de percepção o seu impacto morfológico urbano ser muito menor do que o espectável.

Uma boa obra, sem qualquer dúvida.

0 Reality Comments: