ESPECIAL | PÁSCOA 2010 - A DETERMINAÇÃO DA DATA


A Páscoa é um dos feriados religiosos cristãos mais importantes, e no entanto não tem data fixa.

Este facto fica a dever-se a um evento histórico que remota ao Império Romano.


No ano de 325 d.C., o Imperador Constantino (também ele cristão), reuniu em Nicea (actual Íznik na Turquia) os lideres da nova religião em Concílio, para conciliar um conjunto de pontos de vista divergentes até então (daqui também a origem do nome de concílio para as reuniões presididas pelo chefe da Igreja Católica).

Entre estes pontos de vista divergentes estava a marcação da data da Páscoa, pois várias facções estava instaladas dentro da igreja. Assim chegou-se a um consenço: a Páscoa seria celebrada numa data volante e que dependeria da vontade "divina" - sería o primeiro domingo depois da primeira lua cheia a seguir ao Equinócio Vernal (o inicio da Primavera).


No entanto, ainda são comemoradas duas datas pascais - Católicos Ortodoxos e os outros Cristãos.

Esta descoordenação/não conciliação ficou a dever-se a estes não terem participado neste Concílio e não terem concordado com os resultados. Coincidentemente, neste ano de 2010, ambos os calendários coincidem. São poucos os anos em cada século que esta coincidência ocorre, por isso a Páscoa de 2010 é vista com um olhar muito especial.

Boa Páscoa a todos e ... Amanhã cá estamos com mais novidades!

0 Reality Comments: