Este é o último dos artigos que, nestas últimas duas semanas, temos dedicado aos pavilhões da Expo Universal de Xangai 2010.
Não poderíamos deixar de o fazer da forma mais ecléctica, universal e desafiante que pensámos: trazer um pavilhão da ásia - Japão - Américas - México - e Europa - Portugal.
Começando pelo potente Japão, terra de grandes nomes da arquitectura contemporânea, chega-nos um pavilhão estranho mas muito atraente - a purple silkworm island.
Esta pavilhão de 6.000 m2 é o maior pavilhão de sempre do país do Sol Nascente numa Expo Universal. Com a exposição dividida em 3 núcleos, este pavilhão vai percorrer passado, o presente e o futuro desta grande potência mundial.
Do Japão passamos para o México, outra grande nação que nesta Expo Shangai 2010 apresenta um pavilhão desenhado pelos arquitectos da SLOT.
Esta obra arquitectónica baseia-se na exploração de elementos tradicionais Mexicanos que ainda não tenham sido explorados em anteriores feiras. Este pavilhão eplora dois elementos característicos do México contemporâneo: a Natureza, a Cor e a topografia acidentada que propicia uma arquitectura espacial e expositiva bastante única e especial - objectivo atingido!
No dia em que o prestigiado MoMA abre ao público a já aqui muito referida Exposição "Destination Portugal" (e com razão, pois é um evento bastante importante para o Design Português, mas disso daremos conta amanhã num Cosmo NY muito especial), trazemos aqui ao blogue o Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010.
Com uma área de 2.000 m2, esta obra da autoria do arquitecto Carlos Couto, apresenta uma fachada revestida de cortiça, material nacional, reciclável e ecológico. Trata-se de um exemplo de inovação e de boas práticas ambientais aplicado à arquitectura, que potencia a imagem de Portugal na maior Exposição Universal alguma vez realizada.
Depois desta semana em que o Papa e o MoMA, em conjunto com o Benfica (o clube com mais sócios no mundo) e o Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010 (um dos mais visitados de toda a Expo até ao momento), estão a trazer o país para a ribalta mundial, deixamos o desafio de voltar amanhã e num Report especial em directo de NY ver todas as imagens exclusivas e em primeira mão para a blogosfera nacional da Inauguração do "Destination Portugal".
Absolutamente a não perder!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário