Ainda estamos a meio do Rock in Rio Lisboa 2010 em Directo e já outro grande evento nos entra no alinhamento editorial: o Estoril FashionArt Festival.
Este festival que une a Moda e a Arte é o terceiro evento anual organizado pela ModaLisboa. Quando a ModaLisboa anunciou que ía voltar à capital, anunciou também que iria ter um novo evento desenhado especificamente para a zona do Estoril e Cascais.
Pois menos de um ano depois desse anuncio, cá está a primeira edição deste novo festival de referência de nível internacional. Exposições, sessões de cinema documental, animações urbanas e desfiles vão animar durante 5 dias a zona do Estoril e Cascais.
Neste momento já foram desvendados alguns segredos da programação que prenunciam um evento em grande.
O primeiro aspecto inovador deste Estoril FashionArt Festival é ter um País convidado a cada edição. Nesta primeira edição que vai decorrer de 30 de Junho a 4 de Julho, nuestros hermanos são os escolhidos.
Espanha, na sua potência fashionista mundial e na sua irreverência artistica vai fundir-se com amoda e a arte nacional, criando novos conceitos e novas formas de ver o estilo e a criatividade ibéricas.
O primeiro elemento de destaque é a exposição "Hombres en Faldas". Esta exposição inicia assim o seu percurso internacional depois das mostras de Madrid, Valência e Sevilha.
Através de uma instalação que integra 110 manequins de saias será percorrido o caminho de uma das mais controversas peças de vestuário para homem, desde a sua presença nas antigas civilizações egípcia e suméria, grega e romana, até às mais recentes propostas com que os criadores de moda procuram revolucionar o guarda roupa masculino.
O conceito discursivo proposto pelo curador Roger Salas integra no tempo e no espaço os diferentes registos da saia masculina, que ganha protagonismo como adereço cénico nas performances dos bailarinos Rudolf Nureyev, Nacho Duato e Joaquín Cortés; como símbolo de identidade cultural com o kilt escocês ou o traje típico dos derviches turcos, e com a constante abordagem conceptual do design de moda.
Sinalizando a sua primeira passagem por Portugal, esta colecção receberá ainda as propostas de Ana Salazar, Dino Alves, Nuno Baltazar Filipe Faísca e Ricardo Dourado (estes dois últimos na primeira e segunda fotos, respectivamente - créditos Pedro Ferreira) que a partir de agora estarão lado a lado com as peças das conceituadas casas Missoni, Giorgio Armani, Roberto Verino e Vittorio & Lucchino.
Outro dos elementos significativos, que já foram revelados é a exposição "BoomShirt". Com um conceito inovador, esta exposição de produção original da organização do festival, tem como missão olhar para uma camisa branca de algodão como o lugar de estreia de tudo o que está ainda por acontecer.
Cada uma das camisas braqncas vai viajar até três diferentes moradas ao encontro de três diferentes pessoas e de três irrepetíveis olhares sobre o mundo em geral e sobre uma camisa em particular. Juntos formam um movimento de intercâmbio criativo — a que chamámos BoomShirt — e que resultará em 50 peças inatacáveis.
Cada uma das 50 Boomshirts foi enviada por correio para um dos 50 nomes seleccionados pelo Estoril FashionArt Festival. A acompanhá-la seguiram apenas três instruções: Pensar, Intervir e Enviar. Um ciclo que se repetirá em três intervenções estéticas por camisa, num vai e vem que envolverá 150 participantes.
O resultado de tantas voltas na máquina criativa do movimento Boomshirt estará exposto no estendal do Estoril FashionArt Festival — Largo Luís de Camões — de 4 a 11 de Julho
A promessa de um Festival inovador e de vanguarda está no ar ...
Rock in Rio Lisboa 2010 em grande; Sensation White Lisboa 2010 com uma excelente promessa e Estoril FashionArt Festival ... deste aqui até ao inicio do mês de Julho, o estilo nacional não vai ter tréguas!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário