Terminada a parceria com a Mercedes, a McLaren deixou um pouco a Fórmula 1 para se dedicar à criação do seu novo super desportivo. Gordon Murray, talvez o mais inovador engenheiro automóvel da actualidade e criador do mítico F1, fez da obsessão pela redução de peso dos veículos a principal directriz no fabrico do já muito aguardado MP4-12C.
Na verdade, este não é um carro de design especialmente impressionante, mas cada parte do modelo tem linhas totalmente funcionais para que ele seja o mais aerodinâmico possível e tudo nele foi construído milimetricamente de modo a evitar massa inútil.
O resultado é um carro substancialmente leve, não mais de 1300Kg, e ainda que mais pesado que o precedente F1, integra muito equipamento de segurança que não existia há alguns anos atrás. O coração do MP4-12C, é constituído por um potente motor V8 twin-turbo de 3.8 litros de cilindrada e 600 cavalos de potência, colocado na posição central traseira para melhor dirigibilidade e um baixo centro de gravidade.
McLaren ainda não confirmou, mas a velocidade máxima rondará certamente os 325 Km/h, e dos 0 aos 100 Km/h não irão mais de quatro segundos. Confirmou, sim, ainda que o preço não seja conhecido, que as encomendas têm decorrido bem, passando já das 1600, e o super carro irá concorrer no segmento dos desportivos com custos entre 150 e 200 mil euros.
Este carro põe a McLaren fora das pistas e marca o seu regresso ao mundo dos super-carros de estrada que, produzido no Reino Unido, deverá chegar ao mercado em 2011.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário