POMPIDOU METZ INAUGUROU






Durante a semana passada, em que tivemos a na Fashion Philosophy Fashion Week Poland e no Destination Portugal do MoMA, e em que na rubrica de arquitectura estivemos a rever um conjunto alargado de pavilhões da Expo Xangai 2010 (este é de facto um blogue escrito em Portugês sobre LifeStyle, cada vez mais global, 3 eventos em 3 continentes e todos se reunem num lugar - aqui ... mas continuemos), também houve a inauguração do há muito aguardado Pompidou Metz.

Já aqui tinhamos trazido as imagens de exterior desta fabulosa e muito surpreendente obra do prestigiado arquitecto japonês Shigeru Ban no passado mês de Fevereiro, mas agora após a inauguração as imagens dos interiores desta fabulosa estrutura espacial continuam a surpreender pela positiva.

Esta primeira experiência de deslocalização de um dos mais famosos museus franceses tem gerado uma grande expectativa, pois muitos críticos interrogam a força da instituição do Beaubourg fora da cidade de Paris.

No entalto as imagens dos interiores onde está patente a primeira exposição (com o sugestivo e provocador titulo "Chefs-d’œuvre?", que questiona o conceito de obra prima ao longo dos tempos e principalmente na era contemporânea), não deixam margem para dúvidas: este fabuloso edifício, constituido por três "caixas", sustentadas umas nas outras, com uma cobertura inspirada nos tradicionais chapéus japoneses é, para além de uma excelente obra de arquitectura japonesa na Europa, um espaço de exposições de arte moderna magnífico.

O Centro Pompidou de Metz ganha assim (quase de certeza) um lugar de destaque no roteiro da nova museologia descentralizada europeia. A par do fenómeno do Guggenheim de Bilbao, este é um sério candidato a centro de romarias de turismo cultural europeu!

E com razão (dizemos nós ... e demonstram as imagens).

0 Reality Comments: