Liebe Leser (Caro Leitor),
Berlim é conhecida pela sua extraordinária quantidade de galerias de arte. São poucas (e duvidosas) as ruas que não têm pelo menos um espaço que exiba o talento de artistas provenientes de um pouco de cada ponto do globo. Nas montras, os conceitos mais geniais. Nas portas, os cartões de contacto dos autores estão à disposição do transeuntes interessados. Nas paredes, tectos e solos, as cores e composição dos espaços – minimalistas, trash chic, punks, néon, vanguardistas – concorrem.
Não é pois de admirar que um dos fins-de-semana mais importantes da capital alemã seja a Gallery-Weekend. Anualmente, durante dois dias, cerca de 40 espaços abrem as suas portas para um fim-de-semana de inaugurações. Este ano, entre 30 de Abril até 2 de Maio, a Gallery-Weekend Berlin atraíu fãns de arte de todo o mundo: desde Mitte até Charlottenburg, os distritos da capital alemã estiveram ao rubro com vibrantes showcases que fluíram tão facilmente como os vinhos que se provaram. Mesmo para os mais organizados foi humanamente impossível acompanhar todos os happenings.
Algumas das highlights deste ano foram a inauguração da exposição de Olafur Eliasson, o show na Galerie Haas & Fuchs, que englobou o trabalho de mais de 26 artistas, incluindo Damien Hirst e Ian Davenport, as imagens de satélite em grande-escala do artista alemão Andreas Gursky no Sprueth Magers e o trabalho do escultor americano Jimy Durham’s na Galerie Wien.
Mas onde quer que se estivesse, seja na Auguststrasse, na Linenstrasse ou na Zimmerstrasse, era certo que se sentia que este era, sem dúvida, um dos ambientes artísticos mais férteis do mundo.
Mas voltemos à estrela da Gallery-Weekend: Olafur Eliasson. Entre 28 de Abril e 9 de Agosto é possível apreciar no Martin-Gropius-Bau o estudo em forma de ilusões ópticas de um dos mais aclamados artistas da cena actual, conhecido por criar quedas de água em Nova Iorque e um sol gigante em Londres. “Innen Stadt Aussen” é a primeira exposição a solo do dinamarquês-islandês numa instituição berlinense. O tema central da apresentação é exactamente a cidade de Berlim, onde o artista viveu e morou vários anos. Berlim é também a cidade do seu estúdio multifacetado, onde são combinadas as funções de pesquisa, produção e ensino.
Desde 2009 que Eliasson colabora com a Universidade das Artes de Berlim, onde dirige o Institute for Spatial Experiments. Esta é a sua maior exposição até à data. “Inner City Out”, em inglês, ocupa a totalidade do piso térreo do famoso Gropius-Bau, incluindo o espaçoso pátio interior. A imagem de marca de Eliassons é o estudo da relação da luz, a sua cor, reflexão, e refracção de uma forma simples e efectiva, com o objectivo de encorajar a imaginação do visitante a tomar as rédeas da observação. Esta exposição depende do olhar do espectador.
Durante a Gallery-Weekend muitos amantes de Berlim vieram visitar a cidade. A organização do evento aconselhou alguns dos hotéis e restaurantes mais populares do momento. Entre eles está o Hotel de Rome, na Babelplatz, um espaço de fazer inveja ao palácio da Cinderela. Trata-se da conversão de um edifício construído em 1889 pelo arquitecto Ludwig Heim (o arquitecto do governo da época) que abrigava o Dresdner Bank desde 1945. Desde 2006, este é um dos únicos hotéis de luxo de Berlim localizado num edifício original.
O Schlosshotel Im Grunewald é outra das escolhas da organização do Gallery-Weekend. Situado numa das zonas mais excepcionais de Berlim, a floresta de Grunewalde, este hotel alia elegância a espaço, e é marcado por uma dedicação extremosa ao design e à arte.
O designhotel Lux 11 é mais central e menos clássico. Em pleno Mitte, é acompanhado por um restaurante recentemente renovado, o LUCHS, e pela Huf Haines Store, que abriga as colecções actuais de Ann Demeulemeester, Stefan Schneider, Balmain e Christian Wijnants.
Mas não foi só de luxos que viveu esta Gallery-Weekend. Como em muitos outros aspectos nesta cidade, o glamourouso, o vintage e o urbano misturam-se. E a moda de rua acompanha a alta-costura. Aqui ficam alguns looks da Gallery-Weekend 2010 (Imagens de Stil In Berlin).
Auf Wiedersehen!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário