Se pensarmos que o que os nossos olhos captam e enviam para o cérebro, não é mais do que luz reflectida, perecebe-se a grande importância da iluminação arquitectónica.
Assim a recuperação da Igreja da Trinitat de Osona (na Catalunha) pelos arquitectos Miguel Roldan e Mercé Berengué (R+B) tem como elemento essencial o estudo da iluminação do espaço.
Com luz localizada de cor branca e de outras cores, a iluminação "veste" e conforma as formas e as superfícies. Esta antiga igreja catalã barroca, cuja história fez com que fosse desacralizada e destruída por diversas occorências.
Actualmente, antes da operação de regeneração, as ruínas eram aproveitadas para concertos e reuniões empresariais. Assim esta dupla de arquitectos de Barcelona não só manteve as funções deste espaço como ainda as potenciou.
Actualmente, graças às novas estruturas de apoio modernas que os arquitectos desenharam, e cujo diálogo com os antigos elementos barrocos é bastante interessante em termos estilísticos, este espaço pode albergar peças de teatro, cinema ou até eventos sociais.
Uma boa recuperação cujo papel da iluminação é central!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário