Um pequeno país europeu, normalmente arredado do palco arquitectónico contemporâneo, faz agora notícia por uma obra assinada pelos arquitectos alemãoes Hansjoerg Goeritz Architekturstudio: o Novo Parlamento do Lichenstein.
Este pequeno edifício, sóbrio e iconográfico, é a nova sede do poder deste grãoducado europeu. Esta nova construção moderna reinterpreta um antigo plano, da autoria de Luigi Snozzi, para a zona do parlamento clássico (ainda em funções como sala do plenário).
Esta que é uma obra que consagra um lugar de destaque a esta pequena nação europeia, é também o símbolo da verdadeira separação de poderes legislativo e executivo deste tradicional e discreto território. Com a inauguração deste edifício entrou em vigor o novo regime político que separa o governo do parlamento.
Até aqui as instalações do governo eram no antigo parlamento, tal como previa a lei, a partir da nova arquitectura, a lei pode mudar ... e mudou!
A arquitectura enquanto potenciadora de modelo democrático, é esta a nova forma iconográfica que este novo edifício vem acrescentar.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário