CENTRO DE DANÇA DE HAIA - RAU





A capital Hotaldesa acaba de ver os planos dos arquitectos RAU para a nova casa da dança: a Cultuurforum Spui.

Este edifício, com uma arquitectura contemporânea muito holandesa na sua génese fragmentada, tem como principal valência a versatilidade.

Dança, Ópera, Musicais, Concertos, Teatro, Musica Clássica e Jazz são a míriade de funcionalidades que este novo fórum cultural da cidade vai albergar. O projecto de arquitectura deste jovem e irreverente atelier de arquitectura apresenta uma fachada fragmentada, com ritmo desigual e uma interessante forma de tratamento volumétrico.

Como que se de revelar o interior se tratasse, esta fachada pauta-se por uma espécie de ausência de fronteira entre interior e exterior (apenas aparente, claro).

É um dos três finalistas deste projecto que conjuntamente com os mais consagrados Zaha Hadid e Neutlings, agora concorre para a concretização final deste novo centro cultural.

Independentemente de ser o vencedor ou não, os RAU e este projecto são a grande surpresa deste concurso de arquitectura internacional, pois perante monstros sagrados da arquitectura contemporânea, surpreenderam tudo e todos e chegara ao topo da classificação, com um projecto, sem qualquer dúvidade, de topo também!

0 Reality Comments: