A nova coqueluche da museologia italiana inaugurou mesmo a tempo de apanhar os visitantes da cidade eterna: o Museo delle Arti del XXI Secolo.
Carinhosamente apelidado de MAxxi, este museu pelo qual Roma esperou mais de uma década, é não só a primeira obra construída por Zaha Hadid em solo italiano, como também é o primeiro museu nacional de arte contemporânea a ser aberto em Itália.
Caracterizado (como já é apanágio desta arquitecta londrina) por um estilo ultra futurista, a espectacularidade da arquitectura é patente quer no exterior, quer no seu interior.
O grande hall com um conjunto de escadas e passagens que se sucedem no espaço vertical, é um dos elementos interiores mais marcantes.
Na tradição iniciada pelo famoso Guggenheim de Nova Iorque e mais recentemente impulsionada pelo Guggenheim de Bilbao, este museu pretende, pelo seu protagonismo e importância arquitectónica, dotar a cidade capital do antigo Império Romano de uma peça de arquitectura contemporânea, capaz de atrair outro tipo de turismo.
Pelas imagens ... não vai ser difícil!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário