ESPECIAL | A GRANDE AVENTURA AMERICANA - OS PREPARATIVOS


A praticamente uma semana da partida a Grande Aventura Americana, os preparativos finais estão ao rubro.

Deixamos aqui algumas dicas para quem vai fazer uma viagem, que podem ser úteis e muito importantes.

A primeira de todas passa pela informação e pela programação. Uma viagem deve ter duas componentes: programação e liberdade de escolha. Uma viagem deve ser planeada ao dia ... mas há uma máxima que deve ser respeitada: os planos são feitos para seguir, mas existem para serem mudados e adaptados às circunstâncias do momento!


Para que tudo corra pelo melhor, o nosso conselho é que comprem os guias que existem no mercado. Não há menlhor auximliar do que estes livros de informação já compactada, pois já uma equipa de peritos fez o trabalho de pesquisa para facilitar a vida. Há uma grande variadade de guias, mas os nossos eleitos são os da American Express. Completos, bem ilustrados e muito bem organizados, estes guias podem ser um instrumento muito útil para visitar os locais (principalente cidades).

Mas há outras famosas colecções de guias igualmente famosas e que merecem uma olhadela (pois em determinadas situações podem mesmo ser bem melhores). Os guias Fodor's, Lonely Planet são também bons auxiliares.


No entanto, se a opção for fazer uma viagem por estrada (ou road trip), como é a nossa opção, o melhor é levar dois tipos de guia: um para as cidades (que são os que acima referimos); e outro para o percurso.

Para os Estados Unidos da América a nossa escolha recaiu sobre um dos melhores e mais detalhados - o Insight Guides. Mas caso o seu destino for a Europa, o eterno Guia Michelin é a opção correcta. Em ambas as situações têm de ser tomados alguns cuidados: 1º - verificar se a edição é actual, se tiver muitos anos, provavelmente está desactualizada, quer em rotas, quer em atracções ao longo do caminho; 2º - verificar se o caminho que se quer fazer está no guia, pois não serve de nada informações sobre uma estrada que não se vai percorrer; 3º - verificar se a informação que contem é abrangente e complementar ao guia que comprou para as cidades, pois dois livros a dizer o mesmo, definitivamente é desperdício de dinheiro e de tempo.


Mas as novas tecnologias trazem um conjunto de facilidades que são úteis e muito importantes para as road trips. A primeira facilidade é o Google Maps e os seus itenerários. Esta espécie de GPS global, que nos indica o melhor caminho entre pontos do globo (quaisquer que eles sejam), que permite arrastar este caminho para passarmos por pontos não contemplados e que queremos incluir, ou que nos permite escolher se queremos ir sempre por auto-estradas, ou só por estradas secundárias, é um dos valiosos instrumentos. Programe então o seu caminho no Google Maps e imprima-o.

O Weather Channel, o Weather Network, ou outro website sobre meteorologia é também de consulta essencial para fazer os seus planos. Mas a informação não se fica necessariamente por aqui.

O último dos links úteis que deixamos é a pouco conhecida, mas muito útil Wikitravel. Este website subsidiário da famosa Wikipedia, é um dos mais valiosos e mais completos websites generalistas, de informações turísticas.

Com todas as informações planeie tudo ao mínimo detalhe, no entanto não esquecer ... os planos são feitos para seguir, mas existem para serem mudados e adaptados às circunstâncias do momento!

0 Reality Comments: