No meio de uma rua insuspeita, em Gondomar (arredores da cidade do Porto), uma casa particular discretamente revela aos transeuntes que por de trás de um muro de betão que a cerca, fica uma obra arquitectónica surpreendente.
É a Casa da Ribeira do Abade da autoria dos arquitecto Carlos Castanheira e Clara Bastai, radicados em Gaia, e que aqui trazemos com as (excelentes) fotografias de Fernando e Sérgio Guerra, da já habitual aqui no blog FG+SG (mais uma vez, muito obrigado).
Esta casa tem como principal elemento caracterizador a sua localização numa das muito cobiçadas escarpas do Rio Douro e a consequente organização volumétrica e formal virada para apenas um dos lados - o que tem vista.
Toda a casa se organiza em direcção a uma explendorosa vista para o Rio Douro. Desde a sala à casa de banho da suite principal, todas as aberturas gozam desta generosa e magnífica paisagem envolvente, o que as transforma em autênticos quadros vivos de paisagem.
Paisagem é o elemento essencial deste projecto (pelo encaixe da casa na topografica ingreme), pela organização funcional e espacial da casa e pelo elemento especial mais presente.
Assim se faz uma obra de arquitectura baseada num elemento exterior a ela!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário