Setembro é mês de novidades aqui no blog do estilo diário e a primeira a marcar esta rentrée é esta nova rúbrica "Culty".
Com a "Culty" pretendemos trazer assuntos cujo desenvolvimento nos apetece (ou merece) que seja maior, que se encaixam na temática de cultura do blog, mas que não estão forçosamente ligados a nenhuma novidade em si.
Podem ser apenas aspectos curiosos ou obras, ou temas ou autores que nos apeteça desenvolver e partilhar nestas páginas e que vão para além da novidade. A nova rúbrica "Culty" é dedicada a questões culturais ou mais intelectualizadas, que entendemos partilhar sem necessariamente motivo aparente, mas que pensamos serem do agrado dos nossos leitores e das nossas leitoras.
O melhor exemplo desta nova abordagem que a "Culty" vai trazer ao blog é o tema de hoje: os cartazes da TWA dos anos 1950.
A famosa e mítica companhia TWA-Trans World Airlines propriedade do visionário Howard Hughes, surge nos anos 1950 como a grand e famosa companhia americana, que ligava o "el dorado" ao mundo real. O país que viu nascer a aviação comercial em massa, e que a popularizou graças ao sonho deste homem de Hollywood, estava já nesta altura a vender de froma eficaz os seus produtos essencialmente dentro cos Estados Unidos da América.
Assim o inteligente e visionário Howard Hughes (cuja história é celebrizada pelo filme de Oliver Stone "O Aviador", interpretado magistralmente por Leonardo di Caprio) foi buscar o popular designer gráfico e ilustrador de Hollywood David Klein (mais habituado a desenhar os cartazes das Grandes Produções dessa fábrica de sonhos Cinematográficos), para desenhar uma série de cartazes para comunicar os vários destinos nacionais e internacionais da famosa companhia.
A época dos aviões a jacto estava a tornar as deslocações aéreas mais seguras, rápidas e baratas. Era possível chegar mais longe, com aviões maiores e com mais passageiros, tornando as passagens aéreas mais baratas.
Aqui trazemos apenas alguns dos muitos muito vintage e cartazes cujas ilustrações têm uma qualidade inquestionável. A qualidade de síntese, a força estética, a clareza de mensagem, a presença de marca ... tudo é perfeito. Estes posters fizeram parte de uma época e fizeram história. Tal é a sua importância que o primeiro (imagem mais à esquerda) dos posters de Nova Iorque faz parte da colecção do MoMA como uma obra singular do design gráfico publicitário da altura.
A época de ouro da aviação, de mãos dadas com um dos maiores nomes da ilustração dos anos 1950 na América, a venderem sonhos com imagens ainda hoje fascinantes, abrem esta nova rúbrica "Culty" do ... And This is Reality.
Percebem agora porque criámos este espaço de partilha? É que isto (e outras coisas que encontramos nas nossas pesquisas) é bom demais para não partilhar ... porque também tem muito estilo!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário