ARQUITETURA

Veja os melhores projetos e obras nacionais e internacionais!

DESIGN

Excelentes objetos e peças de design estão aqui ...

MODA

Conheça todas as novidades e tendências.

INTERIORES

Vejam todas as novidades de interiores e decoração.

TELA BAGS PARA ESTE NATAL


A Tela Bags associa-se ao espírito natalício e acaba de lançar uma colecção
especial da sua linha L7 totalmente em cor encarnada, de forma a inspirar ao Natal.

A linha L7 é fabricada a partir de sobras de linóleo, um material habitualmente usado para cobrir pavimentos de cozinha e de casas-de-banho, e reciclado
pela Tela Bags devido às suas propriedades de resistência e de elasticidade.

A L7 é, tradicionalmente, caracterizada por modelos de linhas sóbrias e
elegantes exclusivamente em cor preta e branca agora transformadas em
encarnado vibrante para celebrar o Natal.

Os modelos desta colecção especial estarão à venda na loja online da Tela
Bags em www.telabags.net e nos corners de Natal da Tela Bags no Centro
Comercial Colombo e, a partir de dia 2 de Dezembro, também nos Armazéns
do Chiado. Este Natal seja original e ecológico, oferecendo uma Tela Bags!

NOVO ÁLBÚM DOS BLACK EYED PEAS - THE TIME!


Depois do mega êxito "I Got a Feeling" a banda americana volta com um novo álbum que sai hoje para o mercado: o The Beggining.

O lançamento deste novo trabalho está a ser feito com mais uma música que promete arrasar as tabelas das rádios: "The Time".

Remixando e remisturando o clássico da banda sonora do filme "Dirty Dancing" que marcou uma geração - "I Had The Time of My Life" - esta banda volta a acertar em cheio. Ritmo de dança, modernidade electrónica e urbanidade sonora e visual (no teledisco) são as chaves de mais esta aposta dos Black Eyed Peas

Numa época em que o retro já se torna "The New Future" esta é uma escolha muito acertada!

ROYAL MONCEAU PARIS - O HOTEL DO MOMENTO BY STARK







É o mais recente Hotspot dos interiores parisienses: o novíssimo Hotel Royal Monceau.

Renovado pelo icónico e mediático Philippe Starck, este local histórico da hotelaria da cidade luz, apresenta-se agora com uma ambiência renovada, moderna e trendy.

Sem preder o charme de um clássico hotel, esta renovação veio trazer o toque barroco parisiense, tão característico deste tipo de edifícios, para os tempos contemporâneos.

Muitos objectos, iluminação magistralmente controlada, cores fortes e discretas, com o branco como base e uma espectadularidade cénica como só Stark sabe fazer.

Este mágico francês dos ambientes hoteleiros, refez agora este símbolo de Paris para uma estadia única na cidade.

Pena que no nosso fim-de-semana parisiense "Paris no Inverno" (que vamos ter nestes próximos sábado e domingo e que vamos relatar em directo aqui no blog), não vamos ficar neste hotel ... mas depois revelaremos onde vamos ficar ... em exclusivo para os nossos leitores aqui no ... And This is Reality

CASACOS NO LUGAR - CASSINA



O inverno estava a pedir frio. O frio chegou e pede casacos. Os casacos pedem cabides. A pensar neles e no frio dos últimos dias, aqui fica este.

A Cassina recriou esta peça do designer suíço Le Corbusier (1887/1965), conhecido pela facilidade com que o seu design de mobiliário se adapta ao presente. O resultado é este quadro revestido de madeira de carvalho e com cinco puxadores de cores diferentes.

Sem ocupar muito espaço, uma maneira prática e simples de arrumar os seus casacos, a carteira, o cachecol, ou aquilo que se lembrar.

UTOPIA VERDE EM TORRES






Este é o terceiro prémio do já aqui referido concurso de torres utópicas que a cidade de Taiwan promoveu a Green Tower.

Concebido por uma equipa de arquitectos israelo-hispanicos, VOID 7 (Madrid) e p96d (Tel Aviv), esta utopia traz para a ribal do futuro das cidades a eco-consciência.

A ecologia no contexto urbano e construído, enquanto elemento integrante e não parasita, mas contagiante e avassalador é a proposta destes jovens arquitectos para que a visão do Futuro seja pintada de Verde.

Uma torre que respira, que produz oxigénio e bom ambiente urbano, cuja organicidade na vertical é conseguida no seu interior e não na forma monolítica que aparenta para o contexto urbano.

É uma das propostas vencedoras desta competição de utopias urbanas.

PAUL SMITH - CAPACETE NA MODA



O sonho de infância de Paul Smith era ser ciclista profissional mas um acidente que sofreu aos 17 anos obrigou-o a pôr de lado a ideia.

Unindo a moda ao seu desporto preferido, o designer põe as cores da sua marca num capacete de bicicleta.

Uma maneira segura e elegante de proteger a cabeça com riscas, muita cor e um material leve. Assenta bem e tem um design exclusivo, duas coisas raras quando se fala de capacetes.

Um bom incentivo para pegar finalmente na sua bicicleta e começar a pedalar!

MISS SWAN - UM CANDEEIRO ELEGANTE


O objecto desenhado pelo designer francês François Mangeol é uma obra que recupera a elegância para um nível estético interessante.

Com o cruzamento de dois significados de elegância clássica - a Mulher e o Cisne - este criador de objectos redescobre um univeros formal de forma interessante e com resultados bem conseguidos.

Um objecto elegante e escultural ... tal como a Mulher e o Cisne o têm sido na arte clássica mundial.

Na semana em quye vamos ter no nosso segundo Especial de Blog em Directo ("Paris no Inverno" neste fim-de-semana), com a capital francesa de fundo ... este é um objecto que indicia um bom início de semana!

CONVERSE EM NOVA IORQUE


A Converse acaba de inaugurar uma mega loja no badalado bairro de Soho, em Nova Iorque.

O projecto da loja é inspirado pelo espírito roqueiro da marca e preserva o máximo de detalhes da construção original de há 110 anos. Um dos elementos que mais chama a atenção dos visitantes é a gigantesca bandeira dos Estados Unidos da América construída por 648 pares de Chuck Taylor nas cores de vermelho, azul e branco.

Para assinalar a abertura desta loja, a Converse criou uma linha de produtos especiais que inclui t-shirts em homenagem aos bairros de Nova Iorque.

Aos interessados, a loja fica no número 565 entre a Broadway e a Prince.

ESPECIAL | PARIS NO INVERNO - PARIS VS NY 01


Estamos a iniciar um novo Especial de blog em Directo, uma semana antes de chegarmos a Paris e começarmos um fim-de-semana de reportagem em directo da nossa próxima viagem: Paris no Inverno.

Depois do estrondoso êxito da nossa Grande Aventura Americana, voltamos a viajar por lazer e a trazer os nossos leitores connosco, para partilhar estas nossas viagens e os excelentes locais por onde passamos.


Mas antes de começarmos a fazer o nosso Especial Paris no Inverno, vamos ter que fazer uma introdução de passagem entre a cidade de Nova Iorque (paragem inicial da nossa Grande Aventura Americana) e a cidade Luz.

É nesta lógica que hoje trazemos um dos websites de grafismo mais requisitados e trendy do momento: Paris vs New York.


Este website, da autoria do designer gráfico Vahram Muratyan, reflecte sobre as diferenças culturais entre as duas capitais do estilo global. Tudo com a excelência de uma ilustração depurada e com um olhar crítico e positivo.

As diferenças de estilos estão por todas as componentes, mas algumas são mais contrastantes do que outras. O que este ilustrador vem agora trazer para a ribalta das tendências cibernáuticas são exactamente estas semelhanças e imensas distâncias entre as duas capitais.


Enquanto que todas as cidades têm símbolos, a cidade de Paris e a cidade de Nova Iorque têm-nos muito parecidos. Este website compara os dois universos e estabelece as comparações.

Comecemos pelos símbolos urbanos: Cidade da Luz vs Big Apple; Le Monde vs New York Times; Metro vs Subway; e Roland Garros vs US Open. Todos estes quatro contrastes (nas imagens acima) são significativos e significantes de diferenças culturais intensas e especiais.


Uma cidade calma, sólida e clássica, outra frenética, dinâmica e moderna. no entanto, nestas diferenças, as semelhanças são grandes, mas outros aspectos são igualmente paralelos, mas verdadeiramente distantes.

Comecemos pela Gastronomia e reparamos algumas situações divertidas que nem sempre pensamos, mas que muito revelam sobre as cidades que as originam.


Se os doces chiques e trendy do momento em Paris são os macarrons, em Nova iorque, voltamo-nos para o mundo dos cup cakes. Esta diferença não se fica pela tipologia de doçaria, mas estende-se aos dois locais míticos de cada um dos doces: La Durée em plena Rue Royale com os seus mais de 100 anos; e a Magnolia Bakery, em pleno Lower West Side (onde estivemos este verão na nossa Grande Aventura Americana).

Mas gastronomicamente as diferenças não ficam por aqui.


Se nos famosos restaurantes parisienses podemos encontrar mil e uma receitas de croque monsieur, em cada esquina de manhattan, o hot dog reina. Duas receitas onde a salsicha entra, mas onde o requinte e a practicidade se opõem.

Estas duas posturas espalham-se também a outros campos da gastronomia como as sandwiches. Em Paris reina a famosa Baguette, cujo tamanho, forma e imagem é um símbolo das ruas da capital francesa. Em Nova Iorque tem-se o Bagel, um pão moderno, trendy, de tamanho controlado e saudável e com uma forma muito original (a lembrar os famosos Donuts). O mesmo se passa com os famosos cafés onde também se dá uma guerra de expresso versus american, esplanadas versus "to go" ou chavena versus copo de papel.


Mais diferenças existem entre estas duas cidades Capitais do estilo mundial, que marcam a identidade Americana e Europeia. Mas estas outras guardaremos para o feriado de 1 de Dezembro (já na próxima quarta feira).

Depois de um Blog em Directo da cidade de Nova Iorque, teremos já a partir de Sábado que vem o nosso Blog em Directo de Paris com um especial "Paris no Inverno". Absolutamente a não perder ...

CULTURALITIES | TRÊS EXPOSIÇÕES TRENDY E INTERESSANTES



Hoje, mesmo à beira de duas semanas com feriados, voltamos com a nossa ríbrica do culturalities.

Com tanto tempo livre que vai existir nas próximas duas semanas deixamos aqui umas sugestões de visitas culturais bem diversas e todas com excelência artística!


“Assinado por Tenente” é o nome da exposição patente no Mude até dia 30 de Janeiro.

O Mude lançou o desafio e José António Tenente aceitou, dividindo a exposição em duas partes distintas. Na primeira o criador português mostra o seu trabalho através de 40 peças e outra onde Tenente escolhe as novas peças da colecção permanente de moda, expostas no piso térreo do museu.

Um ano depois da 1ª edição do creative lab, o público português tem agora oportunidade de assistir a esta 2ª edição e contactar com o universo e processo criativo de José António Tenente, assim como obter uma maior perspectiva e uma nova leitura da própria colecção do Mude.

Uma óptima sugestão para estes dias frios e chuvosos. A entrada é gratuita.



“A Prieto e a Cores” é uma exposição que dá a conhecer o estilo próprio do trabalho de Alexandra Prieto.

As formas esbatidas contam histórias de personagens imaginárias que animam cenários e nos convidam a entrar num conto de tela. O preto delineia fronteiras sob tons líquidos recortando silhuetas numa densidade provocadora.

A exposição vai estar patente ao público até ao próximo dia 7 de Dezembro, no Palácio Boullosa, em Lisboa (junto ao belíssimo jardim do Torel).

Aceite o convite da pintora e embarque numa viagem ao sabor da arte.




Em Alcântra, mais precisamente no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) decorre a Arte Lisboa 2010 que este ano celebra o seu 10º aniversário.

O evento que reúne uma selecção de 45 galerias dá a conhecer ao público obras de artistas emergentes ou consolidados no mercado nacional e internacional.

Fomentar, divulgar e dinamizar o mercado da arte e continuar a desenvolver o conceito de negócio são os objectivos do evento que contará ainda com a presença de coleccionadores, curadores e críticos de arte internacionais. Como já vem sendo hábito, esta feira de arte contemporânea tem também projectos especiais, este ano comissariados por Filipa Oliveira para o espaço “Terraço".

Mais um intenso programa cultural para preencher da melhor maneira este fim-de-semana. A Arte Lisboa 2010 fecha as suas portas no dia 28 de Novembro.

GANT WOMAN – COLECÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2011


Na próxima estação, a Gant regressa ao local onde tudo começou: a Costa Leste Americana e a vida à beira-mar.

A linha principal divide-se em três temas de inspiração: Collegiate, Yatch Club e Preppy Surf. Para as mulheres para quem a elegância está acima de tudo,  a marca oferece um design requintado nos temas Desert Mood e Garden Party at the Maison.

O tema Yatch Club da foto é marcado por uma mistura de roupa de marinheiro desportiva conjugada com outras peças mais elegantes. A paleta de cores desta linha incide, sobretudo, nas cores marítimas; vários tons de azul e brancos puros realçados com coral.

Com esta nova colecção, a mulher Gant deixará de ser uma mera espectadora e participará activamente na navegação.

PAISAGENS NO TAPETE


O designer Florian Pucher apresentou uma nova colecção de tapetes que se baseiam na geometria das paisagens vistas de cima. Esta série de cinco tapetes chamam-se Land Carpets.

Mais orgânicas ou mais geométricas, estas paisagens que pisamos servem de inspiração para os pisos de nossas casas ou escritórios. Entre a arte e o design, estes tapetes são paisagens que pisamos.

Esta série tem quatro modelos, América, África, Europa e Holanda, sendo cada um inspirado na tipologia de paisagem destes locais. Feitos 100% em lã da Nova Zelândia, estes objectos são apenas produzidos em série limitada de 80 exemplares cada, pelo que se tornam em paisagens caseiras raras.

Boa ideia conceptualmente, estimulante objecto esteticamente!

TORRE UTÓPICA







É mais um dos projectos que participou no concurso de uma Torre Utópica para Taiwan.

Contrariamente ao exemplo publicado anterior, que foi o vencedor da competição (e que pode ser visto aqui), esta utopia proposta pelo consórcio de arquitectos Hispano-Americano OODA + OOIIO é mais rígida, agressiva e apocalíptica.

Os ângulos, as linhas oblíquas, a verticalidade e a acelaração perspéctica são os aspectos mais visíveis nesta outra lógica desta proposta utópica para a urbanidade vertical desta ilha asiática.

Entre um "Blade Runner" e uma "Guerra das Estrelas", esta arquitectura repensa um Futuro para uma urbanidade global.

Ganhando o segundo prémio deste concurso de Utopias Arquitectónicas e Urbanas, este é mais um projecto que ajuda a criar ideias novas sobre a evolução do nosso habitat humano por excelência: a Arquitectura e a Cidade.

JOSÉ GOURMET - A QUALIDADE LUSITANA


Produzir e consumir alimentos sublimes, que estimulem os sentidos, foi o ponto de partida da marca José Gourmet.

Reinventar a apresentação de produtos que são verdadeiras marcas nacionais, como são o caso do azeite, vinagre, queijos, aguardente e licor de ginja, para os tornar distintos foi uma meta já alcançada para a José.

Fique atento a este nome bem português e procure os seus produtos nas principais lojas gourmet espalhadas por Lisboa e Porto. Porque “os olhos também comem” ...

WATER FLOATING VILLAS - A VIDA FLUTUANTE






É uma das tipologias arquitectónicas cuja evolução tem sido menor: as Casas Flutuantes.

Esta obra de arquitectura tem a assinatura dos criativos +31 Architects, e situa-se num dos famosos canais da capital holandesa.

A cidade de Amesterdão, com toda a sua tradição de vivência dos canais, é um dos melhores laboratórios de pesquisa arquitectónica doméstica flutuante.

Este exemplar tem como principal aspecto ter parte dos seus 200 m2 submergidos. No entanto os arquitectos, atravez de um engenhoso desenho espacial, conseguiram que todas as divisões tivessem uma excelente iluminação natural, permitindo-lhe assim ser um modelo de habitação bastante superior à concorrência.

Para quem precise de um T2, goste de ser original e queira qualidade arquitectónica, esta é uma boa solução ... flutuante!

HE BY MANGO PARA 2011


A Mango já teve a oportunidade de esta semana apresentar a sua nova colecção de Primavera/Verão 2011, na Galería de Cristal do Palacio de Cibeles de Madrid. A marca apresentou a sua colecção para mulher e homem num desfile presidido por Isak Andic, o presidente da empresa, e perante numerosas caras conhecidas, seguidores fiéis da insígnia nas suas apresentações.

A colecção foi baptizada com o nome de Modernist Resort e aposta num look limpo e modernista que salienta as linhas simples e as silhuetas minimalistas. No casting, destacou-se a presença da top model brasileira Isabeli Fontana.

Hoje trazemos aos nossos leitores o contacto com a nova colecção para homem H.E by Mango, que volta nesta estação com a mesma ideia de usar elementos sport e retro. Esta é uma colecção que reinterpreta os clássicos, dando-lhes um leve toque étnico, aplicado no interior e nos acabamentos das peças. Pormenorizada e quase perfeccionista como os homens tanto gostam!

PUFFS NA CONVERSA - MAURIZIO GALANTE



De repente parecem ovos, mas na verdade são moles e pode sentar-se em cima deles sem correr o risco de os partir. É mesmo para isso que servem os puffs e estes adaptam-se ao peso e formato do corpo, conseguindo conjugar comodidade e qualidade.

Esta criação do designer Maurizio Galante foi a inspirada na ideia de pôr os puffs - coelhos e tigres, mas também hipopótamos e cactos – em comunicação uns com os outros.

Não estamos à espera que eles falem, mas parecem garantir o clima para uma boa e confortável conversa.

SAMSUNG APOSTA NA NX100 PARA FOTOS CRIATIVAS


A nova máquina fotográfica NX100 da Samsung vem reforçar a aposta da marca no segmento híbrido.

Com um sensor APS-C para imagens de qualidade e um ecrã AMOLED de 3” para uma visualização fácil e nítida, a NX100 apresenta ainda a objectiva intuitiva i-Function que, pela primeira vez, permite aos utilizadores controlar a câmara através da objectiva. Inclui ainda um dos sistemas de FA mais rápidos actualmente disponíveis no mercado e uma ISO máxima de 6400 para fotografias de acção.

Com um design leve e quatro opções de cores; preto, branco, castanho e prateado, a NX100 é a ferramenta criativa perfeita para o acompanhar para qualquer lugar.

Nada melhor que um fim-de-semana prolongado (ou mesmo umas mini férias) para meter na mala este recente modelo da Samsung e partir em busca da aventura e da captação do melhor momento.

FASHION AWARDS PORTUGAL 2010 - OS VENCEDORES


Depois de um atraso inicial, os Prémios Fashion TV Portugal 2010 começaram com um Joaquim Monchique no seu melhor. "Não se preocupem com o atraso, que despachamos isto rapidamente e antes da meia-noite estamos todos a caminho de casa ... por causa da Greve Geral!" Prometido e cumprido.

Rapidamente todos os prémios foram distribuidos em todas as categorias. Algumas surpresas - como os dos jovens talentos, o de melhor designer de acessórios ou o de melhor marca nacional - algumas confirmações - como o de melhor produtor de moda, de melhor criador ou comunicação (com a consagração de um blog como o melhor instrumento de comunicação de moda nacional) - e algumas consagrações - como por exemplo o prémio para melhor modelo masculino e melhor modelo feminino - marcaram esta cerimónia.

Os prémios foram sendo distribuídos categoria a categoria, pelas mais prestigiadas instituições nacionais do mundo da Moda em Portugal. A noite culminanou com o prémio especial entregue à directora da Elle Portugal (celebrizada pela sua participação no júri do concurso da RTP 1 "Projecto Moda"), Fátima Cotta, pela sua forte contribuição para o mundo da moda e pelo seu forte caracter na comunicação de moda nacional.

A todos os vencedores os nossos mais sinceros Parabéns pelo prémio e pela contribuição que têm dado ao estilo nacional.
Aqui fica a lista dos vencedores:

Melhor Criador - Luís Buchinho

Melhor Novo Criador - Fernando Lopes

Melhor Designer Acessórios - Carlos Santos

Melhor Marca Nacional - Lanidor

Melhor Modelo Feminino - Jani Gabriel

Melhor Modelo Masculino - Luís Borges (na foto, na campanha da Tommy Hilfiger)

Melhor Modelo New Face - Marta Matos

Melhor Marca Internacional - Prada

Melhor Fotógrafo - Pedro Ferreira

Melhor Produtor Editorial - Paulo Macedo

Melhor Maquilhador - Cristina Gomes

Melhor Cabeleireiro - Miguel Viana

Melhor Design Loja - Wrong Weather (Porto)

Melhor Comunicação - Daily ModaLisboa

Prémio Especial FTV - Fátima Cotta

AMOR NA PRÓXIMA ESTAÇÃO


A marca de lingerie e pijamas Coup de Coeur já nos habituou a um estilo muito próprio nas suas peças, normalmente muito apaixonadas! As colecções assentam em padrões actuais e humoristas e não esquecem o conforto das peças em 100% algodão.

Para a próxima estação quente, os modelos Pedros Guedes e Telma Santos são os rostos escolhidos para comunicar esta colecção dentro do conceito de família, associado ao estilo irreverente funny e descontraído da marca.

A Coup de Coeur é sem dúvida uma marca criadora de bom humor e acima de tudo provocadora de grandes paixões! Na próxima estação, não perca o "amor" da Moda interior.

MAISON PRIJOT - UM DIAMANTE BEM LAPIDADO





Depois de uma casa no Norte de Portugal (a de ontem), hoje rumamos ao Centro da Europa e focamos na cidade luxemburguesa de Gasperich, e mais propriamente na Maison Prijot.

Esta remodelação e ampliação de uma casa particular do princípio do século XX, assinada pelos discretos e jovens arquitectos da Steinmetz de Meyer, tem o charme das pequenas joias bem lapidadas e com uma execussão perfeita.

Simples, com materiais eximiamente aplicados, sofisticada e única, esta casa particular repensa, reflecte e recria uma tipologia habitacional tradicional.

Sem perder a referência dos telhados tradicionais da Arquitectura doméstica luxemburguesa, esta casa transforma este, que é o elemento mais característico desta Arquitectura, numa identidade iconográfica volumétrica contemporânea.

Uma jóia arquitectónica esta Maison de Prijot ...