BARCELONA MENCANTA | IN-EDIT 2010 - FESTIVAL DOS FESTIVAIS


Estamos de volta com mais um report desta cidade tão cosmopolita e diversa que é Barcelona. Desta vez a notícia e o assunto do Barcelona M'Encanta são em grande e bem directo de um dos eventos mais pujantes e alternativos eventos desta capital catalã.

Um, dois e... lá vão oito! O In-Edit Beefeater está de volta pelo oitavo ano consecutivo e dando mostras de que tem o fôlego de uma criança de sua idade.

Criado para oferecer ao público a oportunidade de ver os melhores documentários musicais apresentados nos festivais mais importantes do mundo, este é um festival de festivais. E não só cinematográfico ...


Vir ao In-Edit é mais do que ver grandes filmes: é também conhecer gente interessante e curtir uma boa mesa e uns copos. E como esta é uma tarefa fácil em Barcelona, fomos lá.

A programação para o In-Edit recomendada por nós é a seguinte: vá até as bilheterias centrais do festival (C/ Muntaner, 24) e escolha o filme que você quer ver. A programação tem para todos os gostos (mas as nossas recomendações ficam abaixo).

Se você tem muito tempo para esperar pelo filme, caminhe dois quarteirões pela Carrer Diputació e chegue ao Carrer Enric Granados. Uma zona com árvores, crianças brincando e vários bares e restaurantes. Se você se aventurar a subir a mesma rua a oferta cresce. Escolha um e … bom apetite. Mas se o tempo está curto e o filme vai começar daqui à pouco, vá para o cinema e no bar do lado tem uma porção de Tapas muito honestas e bons preços. É só escolher.


Atenção - fique atento à fila porque as sessões costumam encher, inclusive as das tardes!

Na saída do filme, não passe um cocktail oferecido pelo patrocinador e só depois marche em direção às famosas Ramblas para um passeio sempre surpreendente. Chegando na Plaça Reial está o bar Taxidermista, que aparentemente é um restaurante.

Entrando logo vê uma escada que o leva ao Clandestino, um bar muito interessante e com óptima música. Este é o ponto de encontro do festival.
Aqui estão todos: diretores, produtores, músicos, organizadores, amigos e um pequeno bar que faz uns Gin Tonicos acompanhados de pepino e morango que tem causado polémica, mas que todos pedem (deliciosos!). A festa acaba às 5h da manhã. Todos os dias – Haja Festival!


Dia seguinte é voltar a começar. Afinal de contas, festival é festival!

Sugestões de Programação:

Inauguração
O In-Edit Beefeater, Festival Internacional do Documentário Musical, abriu sua 8ª edição com o filme "Barcelona era una fiesta: Underground 1970-1983" de Morrosko Vila-San-Juan. Um filme que conta o início da contracultura na cidade entre o final do franquismo e a retomada da democracia e que arrancou gargalhadas e espanto do público. Com o Aribau Multicines lotado, os diretores e varios dos seus protagonistas acudiram à festa que dá início a 10 dias de projeções de mais de 50 documentários sobre música.


A programação tem para todos os gostos e este Correspondente de Barclona do ... And This is Reality seleciona 3 sugestões:

"It Might Get Loud" | Davis Guggenheim - United States – 2008 – 97’
Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (White Stripes) se reúnem para falar sobre guitarras elétricas. Três gerações que entendem o instrumento de formas totalmente distintas.

"High On Hope". Piers Sanderson - United Kingdom – 2009 – 72’
O início das Raves no norte da Inglaterra. Invadindo galpões, fugindo da polícia, fabricando seu próprio equipamento um grupo de amigos criou um novo modelo de festas com um único objetivo: dançar!

"LennoNYC". Michael Epstein - United States – 2010 – 115’
A vida de John Lennon em NYC. Desde sua chegada trás a dissolução dos Beatles até seu assassinato em 1980. Um filme cheio de histórias interessantes e que acabam com vários lendas que envolvem o mito. A programação completa pode ser consultada aqui.

É esta a nossa selecção, que para quem venha a esta magnífica cidade outonal, não deve perder. Para quem (infelizmente) não possa vir (e não sabem o que perdem ... pois é um evento que vale a pena a deslocação só por si mesmo, fora a cidade) aqui ficam as sugestões para verem no recato da casa via DVD ou numa sala de cinema perto de casa.

Barcelona continua a encantar ou não? Definitivamente SIM!

0 Reality Comments: