ESPECIAL | PARIS NO INVERNO - PARIS VS NY 01


Estamos a iniciar um novo Especial de blog em Directo, uma semana antes de chegarmos a Paris e começarmos um fim-de-semana de reportagem em directo da nossa próxima viagem: Paris no Inverno.

Depois do estrondoso êxito da nossa Grande Aventura Americana, voltamos a viajar por lazer e a trazer os nossos leitores connosco, para partilhar estas nossas viagens e os excelentes locais por onde passamos.


Mas antes de começarmos a fazer o nosso Especial Paris no Inverno, vamos ter que fazer uma introdução de passagem entre a cidade de Nova Iorque (paragem inicial da nossa Grande Aventura Americana) e a cidade Luz.

É nesta lógica que hoje trazemos um dos websites de grafismo mais requisitados e trendy do momento: Paris vs New York.


Este website, da autoria do designer gráfico Vahram Muratyan, reflecte sobre as diferenças culturais entre as duas capitais do estilo global. Tudo com a excelência de uma ilustração depurada e com um olhar crítico e positivo.

As diferenças de estilos estão por todas as componentes, mas algumas são mais contrastantes do que outras. O que este ilustrador vem agora trazer para a ribalta das tendências cibernáuticas são exactamente estas semelhanças e imensas distâncias entre as duas capitais.


Enquanto que todas as cidades têm símbolos, a cidade de Paris e a cidade de Nova Iorque têm-nos muito parecidos. Este website compara os dois universos e estabelece as comparações.

Comecemos pelos símbolos urbanos: Cidade da Luz vs Big Apple; Le Monde vs New York Times; Metro vs Subway; e Roland Garros vs US Open. Todos estes quatro contrastes (nas imagens acima) são significativos e significantes de diferenças culturais intensas e especiais.


Uma cidade calma, sólida e clássica, outra frenética, dinâmica e moderna. no entanto, nestas diferenças, as semelhanças são grandes, mas outros aspectos são igualmente paralelos, mas verdadeiramente distantes.

Comecemos pela Gastronomia e reparamos algumas situações divertidas que nem sempre pensamos, mas que muito revelam sobre as cidades que as originam.


Se os doces chiques e trendy do momento em Paris são os macarrons, em Nova iorque, voltamo-nos para o mundo dos cup cakes. Esta diferença não se fica pela tipologia de doçaria, mas estende-se aos dois locais míticos de cada um dos doces: La Durée em plena Rue Royale com os seus mais de 100 anos; e a Magnolia Bakery, em pleno Lower West Side (onde estivemos este verão na nossa Grande Aventura Americana).

Mas gastronomicamente as diferenças não ficam por aqui.


Se nos famosos restaurantes parisienses podemos encontrar mil e uma receitas de croque monsieur, em cada esquina de manhattan, o hot dog reina. Duas receitas onde a salsicha entra, mas onde o requinte e a practicidade se opõem.

Estas duas posturas espalham-se também a outros campos da gastronomia como as sandwiches. Em Paris reina a famosa Baguette, cujo tamanho, forma e imagem é um símbolo das ruas da capital francesa. Em Nova Iorque tem-se o Bagel, um pão moderno, trendy, de tamanho controlado e saudável e com uma forma muito original (a lembrar os famosos Donuts). O mesmo se passa com os famosos cafés onde também se dá uma guerra de expresso versus american, esplanadas versus "to go" ou chavena versus copo de papel.


Mais diferenças existem entre estas duas cidades Capitais do estilo mundial, que marcam a identidade Americana e Europeia. Mas estas outras guardaremos para o feriado de 1 de Dezembro (já na próxima quarta feira).

Depois de um Blog em Directo da cidade de Nova Iorque, teremos já a partir de Sábado que vem o nosso Blog em Directo de Paris com um especial "Paris no Inverno". Absolutamente a não perder ...

0 Reality Comments: