CASA VERTICAL







Depois do Canadá rumamos até terras não menos frias, mas mais exóticas - o Japão.

Situada na zona de Tóquio de Setagaya-ku, esta casa assinada pelos atelierA5, é um excelente exemplo da arquitectura contemporânea japonesa. Depois do minimalismo oriental, do simbolismo nú japonês e da arquitectura com significado do inicio deste século, chega-nos agora uma arquitectura igualmente despida, simples e correcta, mas inovadora.

Depois de uma época em cuja simplicidade reinou, a arquitectura do "País do Sol Nascente" parece estar a complexizar-se. Um bom exemplo disso é esta casa pela forma como vários volumes, materiais, texturas, formas, luminosidades e ambiências se combinam em harmonia (um dos aspectos centrais da arquitectura nipónica de há muito tempo para cá). Composta por três espaços apenas (garagem e entrada no piso térreo, zona de estar e cozinha no piso intermédio e quarto e casa-de-banho no piso superior), esta casa exprime a sua complexidade na arquitectura e não na sua funcionalidade.

É mais uma casa, também a preto e branco, que aqui deixamos nesta semana natalicia, para comemorar arquitectónicamente esta ideia de família que se celebra esta semana!

0 Reality Comments: