CULTURALITIES | O NATAL NAS SALAS DE CINEMA



Como já vem sendo habitual, as distribuidoras de cinema reservam sempre um presente especial para a quadra natalícia. Este ano, a tecnologia 3D tem lugar de destaque no sapatinho dos portugueses.

A época dos grandes filmes para a família arrancou cedo com "Harry Potter e os Talismãs da Morte-Parte 1" (que já aqui tinhamos deixado em destaque, no Culturalities dedicado aos filmes da rentrée), de David Yates, um filme que conseguiu a proeza de, em apenas 11 dias em cartaz, ter sido visto por 270 mil espectadores. Mas para conhecer a segunda parte desta saga os portugueses vão ter que esperar até ao Verão de 2011.



“Megamind” é a grande aposta da produtora DreamWorks, que aposta numa verdadeira paródia ao universo dos super-heróis em 3D. Trata-se da história de um extraterrestre que é enviado para o planeta Terra ainda recém-nascido e que se transforma num super-vilão. Depois de aniquilar Metro Man, o último super-herói, ele vê-se obrigado a criar um novo inimigo. A versão portuguesa deste filme conta com as excelentes dobragens de Pêpê Rapazote (Megamind), Marco de Almeida (Metro Man) e Catarina Wallenstein (Roxanne) no papel de uma jornalista.


“As Aventuras de Sammy – A Passagem Secreta” é o mais ecológico dos filmes de Natal, também em 3D. Realizado pelo belga Ben Stassen, este filme relata a comovente história de uma jovem tartaruga que nasceu numa praia da Califórnia mas que passa cinquenta anos da sua existência a navegar entre mares e oceanos numa procura constante pela sua grande amiga de infância, Sally. Durante esta viagem, Sammy debate-se com alguns problemas como o aquecimento global e as consequentes transformações dos mares e da respectiva vida marítima.


“Entrelaçados” é a aposta da Disney em 3D para o Natal de 2010, um filme da autoria de Nathan Greno e Byron Howard baseado na história de “Rapunzel” dos irmãos Grimm. Bem ao estilo natalício, e apesar da tecnologia 3D, este filme retoma a tradição dos contos de fadas com épicos românticos com príncipes e princesas como protagonistas.


Já a 20th Century Fox optou pela adaptação da continuação da saga literária de C.S.Lewis em “As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada”. Realizado por Michael Alted, esta é a épica aventura dos irmãos Pevensie e do príncipe Caspian pelos mares de Nárnia. Vai estrear em 3D embora haja a alternativa de também o poder assistir em 2D tradicional.


A excepção no que à tecnologia 3D diz respeito é o filme O Mágico. Sylvan Chomet optou pela animação tradicional para fazer passar a história de um ilusionista que mantém uma terna relação afectiva com uma jovem que pensa que ele é muito mais do que aquilo que demonstra ser.


Com ou sem pipocas, são várias as sugestões para se divertir numa tarde de cinema em família.

0 Reality Comments: