Tal como ontem referimos, neste fim-de-semana estamos com um especial que vem trazer, aos nossos muitos e fiéis leitores, um presente de Natal antecipado: em exclusivo para Portugal, temos imagens da arquitectura do novo Klagenfurt Hospital, no Sul da Áustria.
Esta obra que ontem começámos a apresentar pelo seu experior, vai hoje revelar-se na sua plenitude, com a revelação dos seus espaços interiores.
Depois de ontem termos vislumbrado este exclusivo pela parte externa, o seu interior, continua com o rigor, solidez e seriedade espacial que caracteriza o seu exterior. No entanto, estes principios transformam-se e no seu diálogo com os diversos e muito complexos equipamentos médicos, recriam-se com uma lógica high-tech muito sofisticada e atractiva.
Vidro e metal convivem com o betão e as cores suaves. Espaços dignos dos mais recentes e qualificados aeroportos mundiais cruzam-se com atmosferas mais em tons de Verde, Azul, cinza e branco medidos em doses equilibradas meticulosamente, por forma a corresponder a todos os canones e pre-conceitos sobre imagens de eficiência médica, que emanam de multiplas séries e filmes.
Mas mais do que a combinação dos elementos e das formas, a iluminação joga aqui um plano essencial. Com a presença da luz natural em muitos espaços, graças a um sistema de páteos e reentrâncias que trazem o exterior para os espaços mais privados, a iluminação é suave mas abundante.
De forma universal, a luz abrange todos os espaços de forma igual, recusando supterfúgios de iluminação artificial para realçar pormenores arquitectónicos. Contrariamente ao que seria de esperar o resultado não é uma arquitectura mais desinteressante, mas uma maior exigência perante a qualidade da mesma, pois, desta forma, não há lugar a truques estilisticos de luminotecnia.
Esta exigência está assim espelhada desde os grandes gestos e espaços, até aos mais pequenos detalhes de sinaléctica. Tudo é pensado ao pormenor, com uma exigência de excelência que apenas uma abordagem crua e sincera da arquitectura permite e propicia.
É uma abordagem conceptual muito purista e perto das concepçõesw da bauhaus, cujo universo formal, conceptual e criativo, este projecto revisita, reinterpreta e recria com parâmetros actuais.
É este um presente de Natal antecipado - uma excelente obra de arquitectura, apresentada em exclusivo nacional aqui no ... And This is Reality.
Por hoje ficamos por aqui ... mas amanhã voltaremos ... com mais novidades para o seu estilo diário ... como sempre ... BOM NATAL!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário