Tal como anunciámos no passado Domingo (quando começámos estes Especial de Blog mobile "Paris no Inverno"), a propósito de uma viagem que vamos fazer e relatar em directo aqui no blog à "cidade luz", hoje trazemos mais ilustrações do blog Paris vs NY.
Estas ilustrações de hoje, todas da autoria do criador deste website de observações e ilustrações bem engendradas (o designer gráfico Vahram Muratyan), vão-se situar em duas áreas distintas, mas muito íconográficas destas duas capitais do estilo: a Cultura e a Moda.
Depois de analizar, com sentido de humor e um olhar bastante atento e divertido, o caracter cosmopolita destas metrópoles e a gastronomia destas duas tradições urbanas, voltemo-nos para a cultura em geral. Falar de Paris e de Nova Iorque, é indúbitavelmente falar da arquitectura contemporânea destas duas urbes. Os seus símbolos, os seus edifícios mais visitados e as suas formas mundialmente famosas.
Como vimos na nossa Grande Aventura Americana, um dos símbolos de novaIorque contemporânea é o cubo de vidro da Apple, mesmo em frente ao famoso Hotel Plaza. Ora como paralelo em Paris temos a famosa, magestosa e polémica Pirâmide do Louvre.
Duas posturas, duas cidades ... e dois cantores: Charles Aznavour e Frank Sinatra. Ícones de uma mesma época, estes dois cantores românticos arrebataram multidões e criaram algumas das mais famosas canções do século XX.
Depois da música vem o Cinema, com mais doois nomes que moldaram gerações e comportamentes. Ao muito "nouvelle vague", parisiense e vanguardista (para a altura) Jean Luc Godard, Nova Iorque responde com o iconográfico, irónico e analítico Woody Allen.
Duas formas (cubo e pirâmide), dois ritmos e duas perspectivas que demonsrtram bem as posturas muito diferentes destas duas cidades. Mas se as diferenças as distinguem as semelhanças aproximam-nas, pois a cada passo que uma dá, existe sempre uma resposta da outra.
Veja-se então o caso da moda e das suas divas mais recentes, por exemplo.
Saída do grande ecrã, Amélie Poulain tornou-se um símbolo de uma cidade exuberante, divertida, misteriosa e romântica, com um estilo muito próprio e europeu. Do outro lado do atlântico e da televisão chega-nos Carry Bradshaw (a protagonista da série "Sexo e a Cidade"). Fashionista, intelectual, sofisticada e orgulhosamente nova-iorquina, esta mulher torna-se o símbolo de um estilo moderno, americano e consumista de moda.
Entre si têm os cabelos e os seus estilos, mas há mais que separa as duas cidades em termos de estilo na moda.
Em Paris, o mítico cigarro nas mãos de uma mulher, com todo o charme boémio e lascivo que pode ter é o contraponto do cuidado das unhas e o fetiche americano por esta parte das mãos femininas. Duas grandes distâncias que voltam a ter grandes semelhanças.
Mas falar de Moda e de diferenças e semlhanças entre Paris e Nova Iorque, não pode deixar de passar pela comparação das riscas azuis de Jean-Paul Gaultier e as riscas vermelhas, tão características do american style de Ralph Lauren.
Distâncias e semelhanças, que se tornam na maior razão de escolher Paris para esta nova incursão no mobile blogging e na descrição, em directo, de uma das nossas viagens anuais. Locais com estilo, locais de estilo, pontos obrigatórios, roteiros e muito mais foi o que mostrámos aos nossos fieis seguidores na nossa Grande Aventura Americana ... e é o que vamos entregar já a partir deste sábado desde Paris.
Depois de uma viagem longa de Verão, trazemos uma curta escapadela de Inverno. Depois da América, trazemos a Europa. Depois de Nova Iorque, trazemos Paris.
Não perca esta nossa viagem ... acompanhe-nos passo a passo ... à Bientôt.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário