CASA NO MECO






Depois de um fim-de-ano bem passado, trazemos os primeiros artigos do ano todos dedicados ao estilo Made in Portugal.

A arquitectura que hoje aqui trazemos tem a assinatura do menos mediático Jorge Mealha e é uma casa no Meco. Esta pequena aldeia situada a poucos kilómetros a Sul de Lisboa é uma das zonas de praia mais trendy dos arredores de Lisboa. Conhecida pela qualidade dos seus frequentadores esta casa não surpreende quem conhece a zona.

Simples, discreta e sólida, é uma obra de arquitectura portuguesa contemporânea com aspectos bastante interessantes. Destes ressalta a clareza do gesto arquitectónico que cria esta casa em apenas dois volumes principais. A dicotomia da forma em nada prejudica a unidade espacial e a coerência global da obra, que sai bastante beneficiada com o diálogo destes dois volumes.

Outro dos aspectos curiosos desta casa é a presença da luz natural em vários espaços, nomeadamente através de clarabóias, bem como o seu sistema de sombreamento, cujo ritmo de sombra e luz se torna num segundo sistema de textura sobre os materiais e superfícies interiores.

Em último lugar há a destacar o conjunto de escadas metálicas ultra-finas que são elemento caracterizador dos interiores desta moradia unifamiliar do Meco.

Uma muito boa obra, com várias camadas de interesse e significados arquitectónicos a abrir este ano arquitectónico de 2011 aqui no ... And This is Reality.

0 Reality Comments: