É um dos projectos de arquitectura contemporânea mais discretos da metrópole de São Paulo: o Fidalga 727.
Esta obra, assinada pelos arquitectos franco brasileiros Triptyque, tem uma postura conceptual discreta mas segura. O bloco de apartamentos, apesar de se fundir com a paisagem urbana Paulista, tem reflectido na sua arquitectura um pensamento inovador sobre o acto de habitar e as relações de vizinhança.
Esta é uma das qualidades desta obra, mas aliada à discrição, faz dela um objecto digno de uma obervação mais atenta. A divisão do tradicional sólido do bloco de apartamentos em dois volumes independentes que separam tipologias habitacionais. Junto à rua estão os espaçosos apartamentos Duplex, enquanto que na zona mais recatada do lote estão os apartamentos num só piso.
Mas a separação dos dois blocos é feita por um dos elementos conceptuais e formais mais estimulantes - a torre de elevadores e escadas. este espaço de mobilidade e de movimento ascencional é todo feito em betão e está equipado com um sistema que dentro de uns anos acabará por revestir todo o volume com uma cobertura vegetal, associando assim o movimento à natureza e à vida, por oposição à artificialidade dos volumes dedicados à habitação.
Simbólico e claro ... muito bom!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário