Em Berlim, a agitação abrandou desde a semana da Fashion Week e os profissionais da moda já se passeiam por Copenhaga e sonham com Dusseldorf, Paris, Milão e Lisboa claro (que vamos acompanhar em directo, como sempre).
Embora as colecções de Outono/Inverno 2011 tenham sido apresentadas na Babelplatz e um pouco por toda a cidade, ficou claro que os trade shows, ou feiras de marcas, foram realmente os "places to be", com o número de visitantes a duplicar em quase todos os eventos - da PREMIM à THEKEY.TO (já para não referir a Bread&Butter, que ontem aqui deixámos todo o relacto).
Desta vez, muitos dos talentos locais apresentaram, na Babelplatz ou em hotéis, colecções que revelaram o seu desenvolvimento pessoal como criadores, provando que há razões para olhar para Berlim como um espaço de jovens talentos inovadores.
A dupla Perret Schaad convenceu o público com os seus projectos cleans e elegantes, dignos da comparação feita entre elas e Jil Sander. Elegantes e discretas, as suas criações podem ser usadas de dia ou de noite. Johanna Perret e Tutia Schaad entenderam realmente o que as mulheres querem. As suas combinações inteligentes em silhuetas de seda e lã pura vão certamente ser encontradas em muitos guarda-roupas.
Michael Sontag, que ganhou o prémio Berlin Senate’s Fashion Business Award na estação passada, destacou-se com uma apresentação refrescante, no pátio romano de Unter den Linden. As modelos ficaram ligeiramente elevadas sobre plataformas de madeira, enquanto os convidados podiam passear e inspeccionar as peças de todos os ângulos. A assimetria, cortes complexos e drapeados múltiplos são as imagens de marca de Sontag, mas a sua escolha de cores vivas para várias peças marcou a diferença.
Esther Perbandt apresentou uma colecção versátil, que permaneceu fiel à sua androgenia- como sempre, com o corte de cabelo Perbandt. Nesta temporada, lançou a sua colecção masculina.
Com uma expansão que quase duplicou a sua a área e a permitir que marcas ainda mais internacionais mostrassem as suas colecções, a PREMIUM viu um grande aumento de compradores internacionais nesta estação. O número de visitantes aumentou 27 por cento desde o Verão passado, com quase 60 mil presentes. Com uma procura tão grande para o espaço e com o constante aumento no número de visitantes, o director da feira, Norbert Tillman, já prevê os desafios que o aguardam na próxima estação.
Um aumento na tendência de visitantes internacionais também foi a impressão da Bright, direccionada para o sector da urban & skate wear, que embora tenha tido uma diminuição no número de visitantes desde Julho do ano passado, mostrou um impressionante aumento de 40 por cento de clientes que vieram do exterior.
O showroom Projektgalerie foi mais um sucesso internacional, não apenas com um aumento no número de compradores alemães, mas também dos de mercados asiáticos e escandinavos. "Em geral, estamos satisfeitos, pois o número de visitantes dobrou. As pessoas realmente reconheceram a qualidade do nosso showroom e integraram o seu conceito e importância nas suas programações BWF", disse o fundador Sven Krüger.
A feira THEKEY.TO CONSPIRACY, na sua 4ª edição de moda eco-friendly, abrigou mais de 50 marcas internacionais e designers de 15 países e foi considerada um sucesso pelos seus visitantes profissionais, da imprensa ao público.
O novo local onde decorreu, na Columbia Halle, foi decorado com projecções do artista Yuti luz, e estava mais próximo de outras feiras - o aumento no número de visitantes em relação às estações anteriores não foi coincidência.
"Estamos muito felizes", disse o fundador Gereon Pilz van der Grinten. "Esta foi a nossa edição mais bem sucedida. Nunca tivemos tantas marcas e visitantes internacionais, foi uma reunião de quase todos os profissionais europeus de moda ecológica. O tema foi uma provocação, mas foi muito bem recebido, discutido e compreendido", afirmou.
Diversidade, muita diversidade, foi a principal conclusão desta Berlin Fashion Week, numa capital que é marcada por estilos informais, descontraídos e andróginos, como mostram as imagens. Mas para uma verdadeira imersão no estilo berlinense, que não pode ser facilmente explicado por palavras, sugiro vivamente que vejam este vídeo, criado pela agência de relações públicas L*Etoile.
... And This is a Berlin Kreative Reality!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário