É um projecto de qualidade o que hoje trazemos aqui: o novo Centro Escolar de Paredes.
Desenhado pelo arquitecto André Espinho (e aqui fotografado por FG+SG, os nossos fotógrafos de arquitectura preferidos) este edifício tem duas particularidades arquitectónicas que o tornam numa obra de arquitectura contemporânea interessante.
Composto por dois pisos distintos, o centro é composto por cinco volumes. O piso superior, morfologicamente, é um volume uno que assenta sobre quatro outros paralelipípedos mais pequenos, identicos e paralelos, como que foprmando assim um conjunto de pórticos, não fosse a volumetria dos "pilares".
Cada um dos volumes do piso térreo cria entre si um espaço vazio coberto que funciona como recreio de cada um dos ciclos escolares. Assim se separam tipos de estudantes que convivem no mesmo espaço escolar.
Outra particularidade é que a cada corredor, zona pública, ou centro de apoio (biblioteca, audiovisuais, auditório, etc.), foi dada uma parede para ter um mural desenhado por um artista português. Por forma a decorar os muros com os tradicionais desenhos que, desde muito cedo, decoram as salas de aula, esta versão contemporânea e erudita criam uma variedade dentro da unicidade, bem ao estilo das escolas contemporâneas.
Duas boas ideias (uma volumétrica e outra decorativa), neste dia em que começamos o nosso passatempo Flip 8 na nossa página do Facebook - outra boa ideia para potenciar o seu estilo informático!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário