Nesta semana em que estivemos em directo da nossa escapadela europeia "À Conquista de Paris" e em que foi anunciado o novo galardoado com o Prémio Pritzker (reforçamos que amanhã faremos um especial sobre a sua vasta obra) trazemos um excelente projecto de arquitectura da capital francesa: o Centro Cultural Ortodoxo de Paris.
Desenhado pelos arquitectos russos do Arch-group e pelos franceses do Sade Sarl, este edifício que se vai situar nas imediações da famosa Torre Eifel, vai levar à cidade da luz, uma nova perspectiva sobre a iconografia e a contemporaneidade do gigante mundial.
Deste projecto ressaltam dois aspectos essenciais: o diálogo entre a arquitectura religiosa ortodoxa tradicional e a contemporaneidade dos tempos arquitectónicos actuais; e uma abordagem de espacialidade cultural muito baseada no espaço do jardim interior.
De facto três aspectos marcam de forma inequívoca este projecto. O primeiro a ressaltar é a construção de uma igreja ortodoxa tradicional no centro do complexo agora concebido. Esta nova igreja é sem qualquer dúvida uma construção mimética da tradicional arquitectura ortodoxa.
Outro dos elementos de presença marcante é a ondulante e fluída cobertura de todo o complexo. Esta cobertura assente nas cúpulas em forma de bolbo estende-se de forma ondulante e natural em direcção às paredes exteriores do espaço, entregando o protagonismo às formas icónicas da arquitectura ortodoxa e tornando-as num elemento Pop central de toda a forma exterior do complexo.
Por último é de salientar que a maior parte do complexo é ocupado por um jardim interior envolvente da igreja ortodoxa, bem ao estilo dos complexos russo originais. Este diálogo entre Natureza e construído torna este projecto, ainda mais, um projecto especial e que vai enriquecer ... ainda mais também ... a cidade de Paris!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário