MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA, UM MARCO DE BOA ARQUITECTURA







Depois de um fim-de-semana dedicado à excelência da arquitectura made in Portugal, com o Pritzker Prize de Eduardo Souto Moura, hoje trazemos um outro excelente projecto, desta vez assinado pelos americanos da Hackenbroich Architekten Architecture: o Jeongok Prehistoric Museum.

Este museu tem no seu programa uma extenção de funções e de valências que torna ainda mais impressionante e virtuoso o resultado final do trabalho de arquitectura agora concretizado. Esta estrutura museológica da coreana cidade de Jeongok concentra não só uma estrutura de exposições (permanentes e temporárias) dedicadas a um tema algo difícil de popularizar que é a Pré-História, como também um centro de estudos paleontólogos e uma zona exterior envolvente integrada num parque natural classificado.

Todos estes aspectos influenciaram de forma decisiva o projecto arquitectónico vencedor do concurso internacional de arquitectura, bem como a obra final.

Uma estrutura ondulante, cuja integração na paisagem é inequívoca, de uma modernidade absoluta e de um futurismo interior e exterior que revelam uma coragem arquitectónica notável, são aspectos que marcam definitivamente este novo marco arquitectónico a surgir na Coreia do Sul ... cada vez mais uma potência cultural contemporânea emergente!

0 Reality Comments: