UM RESORT EMBUTIDO NA MONTANHA








É um dos empreendimentos imobiliários mais peculiares e surpreendentes que temos visto nos últimos tempos: o Wadi Resort.

Desenhado pelos arquitectos californianos da Oppenheim Architecture + Design, este futuro empreendimento turistico vai estar situado em plena zona do Vale Wadi Rum na Jordânia.

Caracterizado por uma envolvente natural de penhascos bastante forte, a opção da arquitectura deste projecto recai sobre a camuflagem do complexo nos próprios dos rochedos.

Seguindo a tradição dos povoados árabes do deserto (que se construíam cavados nas rochas) este complexo arquitectónico utiliza o gigantesco e espectacular rochedo para se alojar no meio de tal cenário natural provocando o mínimo de impacto visual possível, e ao mesmo tempo atingir uma eficiência energética bastante grande (pois ao estar embutido no rochedo não está tão exposto às altas temperaturas do Deserto.

Sem qualquer dúvida de desenho contemporâneo, este complexo tem uma subtileza formal e arquitectónica que atinge o nível do sublime. Místico, árabe, brutalista e eco-consciente, este projecto arquitectónico prima pelo respeito de principios concetuais de grande qualidade e originalidade.

Boas obras como estas permitem que a qualidade arquitectónica seja uma mais valia para os locais e para a cultura universal!

0 Reality Comments: