É um dos projectos recentes mais aplaudidos a ser inaugurados na Big Apple: o High Line Park.
O conceito deste parque é transformar um antigo troço de linha de metro que funcionava em viaducto, num parque linear que ligue vários pontos da cidade por um percurso pedonal verde e que possibilite um passeio sem interrupções ou constragimentos.
A sua primeira secção foi inaugurada em 2009 e pôs este projecto de Elizabeth Diller, Ricardo Scofidio e Charles Renfro no topo das notícias de arquitectura ... e agora inaugura a segunda fase do projecto.
Com o à vontade de quem já domina o conceito, esta segunda parte (de três) do High Line Park revela-se uma sequência lógica da primeira. Com a mesma preocupação de sofisticação em todos os pormenores do projecto, com a notória estratégia de criar pontos de permanência e de fruição das vistas urbanas (de que são exemplos o grande relvado, os bancos com costas altas orientados para pontos notáveis, ou o pequeno anfiteatro ao ar livre) que atravessa e com o evidente objectivo de servir de um percurso de passeio a nova-iorquinos mais sofisticados, esta secção merece tanto ou mais destaque que a anterior.
Gostamos do projecto, gostamos do conceito de regeneração urbana, gostamos do resultado final!
1 Reality Comments:
Não fazia ideia que o projecto ia ter continuação! Infelizmente não cheguei a ter oportunidade de ver a primeira parte quando lá estive recentemente..Mas é um must-go para a próxima vez!
Enviar um comentário